A Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres, será o palco do concerto Symbiosis, do duo Lilia Donkova (violino) e Gonçalo Pescada (acordeão), neste domingo dia 28 de junho, às 17h30.
Uma iniciativa integrada no programa DiVaM e organizada em parceria com a Academia de Música de Lagos, Symbiosis é um projeto musical que resulta da combinação de dois instrumentos muito diferentes: o violino, com os seus laços bem enraizados à música clássica, e o acordeão, que provém de um contexto tendencialmente mais tradicional/folclórico.
Lilia Donkova, nasceu em Sófia, Bulgária. É neta do compositor e pedagogo Bentzion Elieze. Como solista, Lilia tem vindo a desenvolver uma intensa actividade concertista. Participou em vários festivais internacionais em diversos países, França, Alemanha, Itália, Espanha, Finlândia, Montenegro e México. Apresentou-se em grandes salas como o Grande Auditório Stern e Weill Recital Hall em Carnegie Hall – Nova York, Queen Elizabeth Hall – Londres, Sala Verdi em Milão, Teatro Filarmonico em Verona, Smetana Hall em Praga recebendo excelentes críticas pelas suas atuações. Em 2009 Lilia gravou o seu primeiro CD intitulado Cantabile que inclui algumas das mais famosas peças escritas para violino e piano. Deu o seu primeiro curso de violino em Miami University – Estados Unidos em 2008.
Gonçalo Pescada iniciou os estudos musicais aos 8 anos no Algarve e, posteriormente, continuou a sua formação em Lisboa (Instituto Musical Vitorino Matono), Castelo Branco (Escola Superior de Artes Aplicadas), França (Centre National et International de Musique et Accordéon) e Universidade de Évora. Entre outros, obteve o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995) e o 1º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália, 2004). Com o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (Portugal, 2006), Gonçalo Pescada viu a sua carreira tomar um rumo internacional, realizando recitais em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária.