Sociedade

Saiba a razão pela qual a água da praia está tão fria no Algarve

 
Os ventos e as correntes de oeste são a principal causa das baixas temperaturas na água do mar no Algarve.

Em declarações ao "Público", a meteorologista Cristina Simões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) explica que, «no Algarve, durante o mês de julho e agora em agosto, o vento está a soprar de Oeste e Noroeste, assim como a ondulação que provém do quadrante oeste, o que faz com que a temperatura da água do mar não suba».
 
Quem está habituado a temperaturas mais apetecíveis da água na região mais a sul de Portugal, tem constatado que, neste momento, os termómetros rondam os 18 e os 20 graus.
 
Segundo a mesma especialista do IPMA, a água fica mais quente no Algarve quando as ondas, as correntes e o ar vêm do sudoeste da região, do mediterrâneo, algo que não se prevê que aconteça este verão. «Para já não prevemos uma situação de melhoria, de temperatura muito elevada da água do mar, mas a tendência é que vá melhorando ao longo do tempo. Nos próximos dias, a água poderá chegar aos 21 ou 22 graus». A ondulação será também sempre fraca.
 
Ainda ao "Público", Cristina Simões adianta que, «Estas situações nunca são muito extensas no tempo, nem tão frequentes como a corrente de oeste, mas acontecem». Ainda assim, a situação não se deve alterar nas próximas semanas. «Não prevemos que a água do mar na costa do Algarve seja tão quente como a que estamos habituados nesta altura do ano», defende.
 
No entanto, quem ruma a sul pode contar com céu limpo, vento fraco, sendo mais intenso na faixa costeira ocidental, em Sagres e no Cabo de São Vicente, acrescenta a mesma especialista do IPMA.
 
Cristina Simões disse ao mesmo jornal, que, «estão previstos para Faro, 27 graus na terça-feira, 28 na quarta, estando sempre a aumentar um ou dois graus por dia, ao longo da semana. Já no sábado prevê-se que estejam 32 ou 33 graus de máxima e por isso vai ser um fim-de-semana com temperaturas acima de 30 graus no Algarve».