Curiosidades

Saiba como identificar um psicopata em 5 passos

 
A psicopatia é um grave transtorno de personalidade que não tem cura.

 
Muitas vezes, não compreendemos a razão pela qual muitas pessoas agem de determinada maneira, o motivo pelo qual nunca se arrependem ou responsabilizam pelos seus atos. Tal acontece porque estamos na presença de um psicopata que é mesmo assim e que não consegue ser de outra forma.
 
Muitos especialistas afirmam que, 4% da população mundial sofre deste tipo de transtorno e que, ao longo da vida, vamos cruzar-nos com 15 psicopatas, mais uma razão para nos sabermos proteger e analisarmos este artigo com atenção, pois a única forma que temos de nos salvaguardar é conhecer e desviarmo-nos desse sentido.
 
Para facilitar a tarefa, os especialistas resumiram em 5 os traços de personalidade que permitem identificar este transtorno.
 
1. São pessoas que apresentam pouca ou nenhuma empatia
 
Por um lado, os psicopatas são totalmente insensíveis e indiferentes aos outros, por outro, conseguem ser audazes ao ponto de saberem como manipular os outros fazendo de conta que estão a sentir o mesmo.
 
Uma equipa de neurocientistas da Universidade de Groningen, na Holanda, alega que, na realidade, os psicopatas conseguem escolher quando querem sentir empatia, como se existisse um pequeno interruptor nas suas cabeças e que usam para definir o momento que desejam sentir “pena” de outras pessoas.
 
Como também são mentirosos e manipuladores, a falta de empatia dos psicopatas pode não ser facilmente percebida, visto que eles conseguem facilmente enganar as pessoas com as suas “lágrimas de crocodilo”, se assim desejarem.
 
No entanto, quem estiver alerta, acaba por conseguir desmascará-los, basta observar como essa pessoa reagiria a um facto trágico e de comoção geral. Naturalmente que o psicopata não se emociona, não expressa qualquer tipo de apoio, muito menos se envolve na situação.
 
2. São bastante impulsivos
 
Os psicopatas não suportam ser contrariados e têm muita dificuldade em lidar com a rejeição e a frustração. Por este motivo, costumam ser bastante teimosas, agressivas e apresentar comportamentos explosivos, tomando atitudes de modo impulsivo, sem levar em consideração os sentimentos das outras pessoas.
 
3. Os psicopatas têm um olfato pouco apurado
 
Este é um teste que se costuma fazer a algumas pessoas para tentar perceber se são psicopatas, pois de um modo geral, apresentam problemas olfativos. Tal acontece devido ao baixo funcionamento dos córtices orbitais do cérebro. De acordo com estudos da Universidade de Macquarie, na Austrália, estas pessoas podem apresentar dificuldades em descrever alguns tipos de aromas.
 
Assim, vale a pena fazer o teste e tentar perceber até que ponto esta particularidade se encaixa num amigo ou colega de trabalho.
 
4. Não assumem as suas responsabilidades
 
Os psicopatas são egocêntricos e megalomaníacos e, por isso, nunca acham que estão errados.
 
É-lhes fácil colocar a culpa nos outros, uma vez que, nada sentem e não medem as consequências dos seus atos, por isso, colocar um amigo, colega ou familiar a carregar os pesos de tudo, não lhes causa qualquer tipo de incómodo. O psicopata não tem medo de ser confrontado com as situações porque sabe que facilmente se libertará de tudo colocando as culpas no outro. Também não apresenta quaisquer sinais de arrependimento pelo que faz, pois como nunca assume, é como se nada tivesse a ver com o assunto. Como mentem muito bem e são capazes de ser atores e personagens à medida do que pretendem, é como se nada se passasse em seu redor e todos tenham de assumir as suas responsabilidades, mesmo sendo só ele o culpado.
 
5. Os psicopatas alimentam-se de forma diferente
 
Este é mais um truque para tentar perceber se está na presença de um psicopata. Estas pessoas gostam de sabores fortes e amargos ao mesmo tempo. Costumam adorar chocolate negro, frutas cítricas e com sabores fortes, bem como alimentos condimentados e até com muito vinagre, isto porque o sabor amargo ativa uma zona cerebral de alerta, pois este gosto ao longo dos anos passou a estar associado ao veneno. Esta é mais uma dica para sinalizar um psicopata, sabendo que, certamente vai conhecer alguns ao longo da sua vida.
 
É de ter em atenção que estas pessoas disfarçam tão bem que, é muito difícil saber onde é que está a causa da maior parte dos problemas num grupo, na família e daí por diante. É pouco evidente a sua atuação, sendo que, o facto de colocar sempre as culpas nos outros, pode arrastar o conflito durante anos e levar a que se cometam muitas injustiças com pessoas que nada fizeram, mas que acabaram por ser responsabilizadas daquilo que os psicopatas fugiram, por isso, vale a pena estar atento!
 
Fátima Fernandes