No 46º aniversário do Dia da Liberdade, e com o mote “Lagos em casa… no 25 de abril, o município propõe um conjunto de iniciativas para assinalar a data relevante na democracia portuguesa.
Devido ao período de confinamento imposto pelo Estado de Emergência, levou a que a autarquia organizasse, em conjunto com a Assembleia Municipal de Lagos, Biblioteca Municipal Júlio Dantas e Fototeca, uma série de atividades criativas, com base de informação na sua página de Facebook, para incentivar a participação da população que está em casa.
Ao longo da semana que antecede o 25 de abril, os munícipes serão assim convidados a “pensar Abril”, iniciativa a par da rubrica “A Câmara convida” da página da autarquia dedicada ao COVID-19, em que poderão enviar ilustrações, poemas e/ou fotografias que se enquadrem no tema do 25 de abril e na atual situação de confinamento. Os trabalhos podem ser enviados para o email comunicaçã
[email protected] (limite de 9 mb) até 6ª feira, dia 24.
A Biblioteca Municipal de Lagos, para além de sugestões de livros e poemas alusivos ao tema ao longo da semana, disponibiliza uma lista selecionada de livros que podem ser solicitados até ao dia 23 de abril (Dia Mundial do Livro) através dos contactos 282767816,
[email protected] ou página de Facebook da Biblioteca, devendo deixar o nome, número de leitor e contacto telefónico. Os livros serão posteriormente entregues em casa pela equipa da Biblioteca Municipal.
No sábado, o Dia da Liberdade o Município diz que há várias iniciativas no concelho e na página de Facebook da Autarquia. Depois de publicadas na Internet as mensagens referentes ao 25 de abril por parte do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, do Presidente da Assembleia Municipal e dos grupos políticos representados na mesma, as músicas de abril vão-se ouvir nas freguesias do concelho com a iniciativa “Ao Som de abril”. A população, em suas casas, é desafiada a cantar em harmonia com as viaturas que estarão a circular por Lagos, ao longo do dia.
Um dos momentos altos terá lugar às 15h00 com a “Hora da Liberdade” em que todos os lacobrigenses são convidados a cantar em uníssono a “Grândola Vila Morena” e o Hino Nacional das suas varandas, portas e quintais.
Ao longo do dia serão também partilhadas “imagens de mudança” em Lagos relativamente à data de 25 de abril de 1974 através da apresentação de imagens de arquivo da Fototeca Municipal.
O dia culmina com a publicação dos melhores momentos das atividades do Dia da Liberdade no concelho e onde a comunidade lacobrigense será convidada a enviar os seus vídeos e partilhar os seus melhores momentos deste dia.
AP