Sociedade

Saiba como o CHUA passou a integrar a Rede de Museus do Algarve

Em comunicado, o CHUA - Centro Hospitalar Universitário do Algarve informa que passou a integrar recentemente a Rede de Museus do Algarve (RMA) e que se vai associar às comemorações do Dia Internacional dos Museus, esta terça-feira, 18 de maio.

PUB
Segundo a mesma fonte, a integração na RMA vai ser materializada com a criação do Espaço Memória da Saúde do CHUA que será “constituído por equipamentos ou utensílios já obsoletos para efeitos operacionais, mas carregados de histórias de uso, que continuam guardados nos serviços como forma de preservar memórias e que vale a pena registar, salvaguardar e divulgar”, como é referido na proposta do plano de ação.
 
O mesmo documento adianta que, a competência para salvaguardar e valorizar o Património Cultural do CHUA está a cargo do Departamento de Ensino, Inovação e Investigação (DEII), ao qual cabe a inventariação do material atualmente existente e disperso pelos diferentes espaços do Centro Hospitalar. O cronograma do projeto contempla ainda a verificação das existências, criação de depósitos, assim como proceder ao inventário de todo o espólio e a criação de uma rede de coleções visitáveis nos vários espaços, mantendo a ligação dos espólios com os utilizadores.
 
O CHUA possui diverso património arquitetónico e documental/artístico, tal como arquivo clínico considerado único (arquivo do ex-Sanatório), espólio documental e fotográfico dos vários espaços e património artístico, de que são exemplo as pinturas da capela da Unidade Hospitalar de Faro.
 
Após o inventário e catalogação das peças será criado um espaço de divulgação do trabalho, através da apresentação da peça, documento ou personagem do mês, nos canais institucionais do CHUA, sublinha a mesma fonte.
 
Para além de integrar a Rede de Museus do Algarve, o CHUA diz ter estabelecido parcerias com os municípios algarvios, a ETIC Algarve, a Universidade do Algarve e o Museu da Saúde, com o intuito de potenciar este projeto.