Sociedade

Saiba como o Município de Portimão assinala o Dia Internacional da Mulher

Em homenagem a todas as mulheres, o Município de Portimão preparou um programa de atividades que irão marcar a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, aberto à participação de todos os interessados.

PUB
Em nota emitida ao Algarve Primeiro, a autarquia diz que o dia começa com uma proposta de atividade física, no âmbito do programa Exercício & Saúde, que terá lugar entre as 9h30 e as 10h10 no Largo 1.º de Maio, em frente ao edifício dos Paços do Concelho de Portimão.
 
A partir das 10h30, a Casa Manuel Teixeira Gomes recebe o workshop “Linguagem no Feminino”, promovido pela Associação XIS e dirigido a técnicas das instituições e associações do concelho, que, sob o mote “Pontos e vírgulas nos direitos de todos que são apenas de alguns”, visa derrubar preconceitos e estereótipos, através de objetos facilmente associados ao universo feminino.
 
Está agendado para as 15h00 na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes o debate “Saúde no Feminino”, onde serão abordados temas como a Síndrome de Burnout por Marina Carvalho, psicóloga no CHUA, a maternidade por Catarina Nunes, coordenadora da delegação de Portimão do MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da Sida e apresentado o “Projeto D’Ela – Estudos, Literacia e Atendimento da Mulher ao Longo da Vida” por Inês Conceição, psicóloga clínica no Belong - Instituto de Desenvolvimento e Saúde. 
 
Os dois encontros são de participação gratuita e destinam-se a todos os interessados pelas matérias em debate, nomeadamente técnicas das instituições e associações do concelho.
 
Pelas 18h00, será apresentado no mesmo espaço cultural o livro “As mulheres fortes também choram”, pela autora Isabel Baia Marques.
 
Segundo a sinopse, trata-se de uma “obra de superação na primeira pessoa, que aborda a importância da vulnerabilidade, das emoções, da humanidade, mostrando quão importante é sermos reais, podermos não estar sempre bem, sentirmos, vivermos, escutarmos e aprendermos com a nossa dor. “
 
Isabel Baía Marques é natural de Lisboa, onde nasceu em 1987, e tem como propósito fazer das suas palavras “um género de lanternas que iluminam o caminho de quem as lê”, assumindo-se “uma apaixonada pelo mundo das emoções e da mente humana.”
 
Ciclo de encontros mensais, as Conversas no Hospital São Camilo de 8 de março inspiram-se na efeméride do dia e terão como tema a “Saúde na Mulher”, sendo oradoras Gabriela Valadas, cirurgiã especialista em mama, e Cátia Paixão, ginecologista.
 
Neste espaço de partilha e aprendizagem serão desmistificados temas médicos atuais, aproximando a comunidade dos especialistas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.scmportimao.pt
 
Inspirado na máxima “Portimão, Somos Igualdade” e terminado o II Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação em 2023, a autarquia adianta que perspetiva-se para breve um terceiro plano, "reforçando ações de promoção da igualdade de género e consciencializando para questões como a linguagem, a parentalidade, os direitos laborais, o combate aos estereótipos e, sobretudo, o respeito por cada um".
 
O documento resultará do processo de reformulação integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação “Portugal + Igual” 2018-2030, constituindo uma ferramenta onde se defende que todas as pessoas possam aceder aos mesmos recursos, serviços e oportunidades, para evitar qualquer tipo de discriminação por razões de género, lê-se na nota.
 
No âmbito desta estratégia, e considerando a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, foi concedida no Dia Internacional da Mulher, a título simbólico, tolerância de ponto de uma hora às funcionárias do Município de Portimão, o mesmo sucedendo no masculino a 19 de março, Dia do Pai.