Comportamentos

Saiba como pode combater sentimentos de inveja em relação aos outros

 
A inveja é muito comum e, geralmente faz parte da natureza humana.

Todos ambicionamos ter mais, todos nos projetamos nos outros até que consigamos descobrir as nossas próprias potencialidades, razão pela qual dedicamos algum tempo a sonhar com o que os outros possuem, sem que queiramos trabalhar como eles trabalham. O lado negativo da inveja é que a pessoa ambiciona ter o que o outro tem sem olhar para si mesmo e para os esforços que tem de desenvolver para obter resultados semelhantes.
 
De acordo com os especialistas, a melhor forma de combater esses sentimentos negativos dentro de nós, é começar pelo mais simples: assumir que se tem inveja de determinada pessoa e sinalizar a razão pela qual isso nos acontece. Com esta constatação, poderemos mesmo aproximar-nos dessa pessoa e perguntar-lhe como é que conseguiu alcançar algo de que nós gostemos e felicitá-la pelo sucesso alcançado. Se não tivermos coragem para isso, podemos somente escrever num papel para nós mesmos as razões pelas quais temos inveja daquela pessoa. Ao assumirmos essa realidade, fazemos automaticamente o exercício de tentar perceber o que a distingue de nós para podermos aprender algo novo, para nos desenvolvermos, para encontrarmos também o passo seguinte na nossa vida.
 
O truque é simples: é reconhecer frontalmente que se sente inveja para depois aprender a lidar com ela de forma concreta.
 
É de realçar ainda que, segundo uma investigação levada a cabo na China, a região do cérebro onde se localiza a inveja é a mesma onde se localiza a dor. E a região do prazer do invejoso é imediatamente acionada quando ele vê que algo corre mal na vida de quem inveja. Neste sentido, a inveja é sempre algo de negativo e que devemos aprender a combater dentro de nós, pois tal sentimento gera muita tristeza e infelicidade e, naturalmente que pode ser aproveitado no sentido oposto: como motivação para fazermos mais e melhor.
 
Ao evidenciarmos algo de que gostamos noutra pessoa, em vez de perdermos tempo e energia a criticá-la, devemos tentar saber mais acerca dessa qualidade ou capacidade para que possamos aprender algo novo e fazer melhor na nossa vida. Esta é a forma saudável da inveja que muda de nome e passa inspiração; para as ideias que retiramos dos outros para as podermos aplicar na nossa vida. Muitas vezes, até conseguimos superar as nossas expetativas e ir mais longe que aqueles a quem uma vez já invejamos, por isso, vale sempre a pena transformar a inveja em motivação e capacidade de trabalho!
 
Fátima Fernandes