Comportamentos

Saiba o que lhe pode estar a causar ansiedade

 
De um modo geral, a ansiedade caracteriza-se por um estado de tensão, medo e de preocupação. Apesar de ser um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano, a ansiedade pode ser prejudicial quando é sentida sem uma razão aparente, ou de uma forma excessiva e continuada. Nesses casos, torna-se num problema de saúde, ou seja, numa doença psicológica.

 
Por ser uma condição muito perturbadora e incapacitante, a Clínica da Mente recomenda que esteja atento aos seguintes sinais:
 
Sente medos que não são reais, que limitam o seu dia-a-dia, preocupa-se excessivamente com o que os outros pensam sobre si próprio, evita locais ou situações porque se sente desconfortável, sofre por antecipação sem viver de forma plena, tem dificuldade em adormecer ou acorda várias vezes durante a noite, sente dores, pressões físicas ou confusão mental e apatia, tem pensamentos repetitivos que não consegue ultrapassar, sente que está sempre acelerado até em situações calmas, não consegue sentir equilíbrio entre o corpo e a mente.
 
Muitas vezes, desconhecemos as causas que podem estar por detrás da ansiedade e, neste ponto, é essencial ter em conta que, «ao longo da nossa vida, vivemos experiências negativas que se tornam traumáticas e perturbadoras no nosso bem-estar». De acordo com a Clínica da Mente, essas experiências «irão condicionar a forma como nos sentimos e agimos e no futuro», pelo que serão a origem de estados de ansiedade.
 
Não é por acaso que crescer num ambiente tranquilo, equilibrado e sadio, pode fazer toda a diferença em termos de saúde em geral, e de saúde mental em particular.
 
A Clínica da Mente recorda que, «a infância é o período onde ocorre grande parte dos eventos traumáticos», que no futuro «irão potenciar estados de ansiedade».
 
Também as diferentes pressões a que somos submetidos diariamente a nível profissional, social, financeiro e familiar, «fazem-nos sentir medo de falhar», o que por si só, «gera estados de ansiedade que nos condicionam e nos fazem sofrer».
 
Segundo a mesma fonte, os sintomas mais comuns desta patologia são: batimento cardíaco acelerado, pressão no peito, dificuldade em respirar, tensão muscular, suores frios, insónias, tremores e dores físicas
 
No que se refere a tratamento, o farmacológico continua a ser o mais utilizado, sendo que a psicoterapia também constitui uma importante aliada neste processo.
 
De acordo com a Clínica da Mente, «trabalhar nas causas da ansiedade é a solução mais adequada». A Psicoterapia é a ciência que trabalha as causas das perturbações mentais e o Modelo Psicoterapêutico HBM «está indicado para as perturbações de ansiedade mais graves».
 
A mesma fonte alerta para a dependência que os calmantes acarretam e, em muitos casos, não resolvem o problema, por isso, é fundamental pedir ajuda médica especializada. O médico especialista para as doenças mentais é o psiquiatra que irá prescrever a medicação, sendo que a psicoterapia pode ficar a seu cargo ou ser realizada por um psicólogo.
 
Recorda ainda que, a Psicoterapia HBM «demonstra ser um tratamento eficaz no tratamento da ansiedade», verificando-se a remissão total da sintomatologia ansiosa em 76,1% dos pacientes.
 
Após 5 a 10 sessões de tratamento, «91,3% dos pacientes ultrapassam o estado de ansiedade generalizada e reencontraram o equilíbrio emocional», remata a mesma fonte.
 
Fátima Fernandes