O mês de julho no Algarve está preenchido com dezenas de concertos, peças de teatro, cinema na rua e muitas outras iniciativas culturais e desportivas.
De acordo com a Região de Turismo do Algarve – RTA, os destaques musicais vão para os Concertos de Verão, em Lagos. No Parque das Feiras são esperadas noites animadas, ao som de Áurea (dia 28 de julho), HMB (29), Gabriel, o Pensador (31) e Katia Guerreiro (dia 01 de agosto), que vão subir ao palco sempre às 21h30.
A música chega também a Lagoa, que recebe o Ciclo de Concertos Promenade (dia 04, às 16h30, no auditório Carlos do Carmo), com um programa de música clássica pensado para toda a família, incluindo uma projeção de desenhos como fundo de palco para cativar os mais pequenos. Já para o Largo da Fortaleza, em Cacela Velha, estão agendados três Concertos D’Encanto (às 21h30): são eles Músicas do Mediterrâneo Oriental e Magrebe (dia 16), Músicas do Médio Oriente + Giro Sufi e Dança (17) e Música da Europa Medieval (18).
Para os amantes de teatro, as propostas são as seguintes: A Margem do Tempo (dia 24, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos - auditório Duval Pestana), com Eunice Muñoz, é um espetáculo que é um passar de testemunho à sua neta Lídia Muñoz e às gerações vindouras. Tem banda sonora original criada e interpretada por Nuno Feist. Já As Noites do Medronho reúnem dois espetáculos de teatro na serra e nas destilarias, em Monchique, nomeadamente: Para acabar em beleza (ou talvez não) (dias 02, 03, 09 e 10, às 19h30, no Monte da Lameira, em Alferce) e Mulheres da Serra (dias 16, 17, 23 e 24, às 19h30, na Casa do Medronho, em Marmelete).
Segundo adianta a mesma fonte em nota de imprensa, de registar o ciclo de Cinema na Rua, inserido no projeto Bezaranha (dias 23 e 30, às 21h30, na avenida da República, em Vila Real de Santo António), e o Festival Out-(In)verAno, um evento que junta a astronomia à arte e ao património, oferecendo iniciativas como observação astronómica noturna, exposições, caminhadas, oficinas e concertos (dia 23, a partir das 16h00, e dias 24 e 25, a partir das 10h00, na barragem da Bravura, Bensafrim e Barão de São João, em Lagos).
O mês de julho fica ainda marcado pelo início do evento Lagoa Wine Experiences. São cinco visitas (uma por mês, até novembro) a diferentes propriedades de produtores de vinho da região, dando a possibilidade de desfrutar de experiências enoturísticas muito distintas entre si, incluindo almoço e prova de vinhos (primeira sessão no dia 10, às 10h30, com ponto de encontro nas piscinas municipais, em Lagoa).
O programa de julho também inclui opções para os amantes dos desportos náuticos, tais como o GC32 Racing Tour 2021 (dias 01, 04, 28 e 01 de agosto, na baía de Lagos) ou ao Campeonato da Europa de Raceboard (entre os dias 03 e 07, em Vilamoura). Para quem prefere o desporto motorizado, poderá deslocar-se ao Autódromo Internacional do Algarve para o FIM CEV, assistindo ao arranque de mais uma temporada do campeonato conhecido como o impulsionador de pilotos de MotoGP (entre os dias 02 e 04).
São de evidenciar ainda os Sunset Secrets no Castelo de Silves, todas as quintas-feiras do mês, entre as 18h30 e as 23h00. Será uma nova edição repleta de concertos, gastronomia e outros produtos locais com destaque para a laranja e os vinhos de Silves. Há ainda espaço para marcar uma massagem relaxante, desfrutar de momentos musicais com Duo Sax e dançar com a Companhia Dancenema, culminando com um espetáculo de fogo com Wild Fire.
Estas e muitas outras sugestões encontram-se reunidas na edição de julho do Guia Algarve, a agenda de eventos dirigida a residentes e turistas, editada mensalmente pela Região de Turismo do Algarve e que pode ser descarregada gratuitamente
aqui: