Em nota de imprensa, a Direção Regional de Cultura do Algarve anuncia que, no âmbito da programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, as Ruínas Romanas de Milreu preparam-se para acolher dois grandes eventos.
Assim, nos dias 25 e 29 de junho, é possível participar na exposição/instalação sonora “ComClusão”, da Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, e no projeto "Espaços de Memória, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão: Dever, Integração, Vivência, Atuação, Memória", da Associação Internacional de Paremiologia.
No dia 25 de junho, pelas 17h30, na Casa Rural de Milreu, terá lugar a inauguração da exposição/instalação sonora “ComClusão”, da responsabilidade da Amarelarte. Esta é o resultado de uma reflexão da associação com professores e alunos, de diferentes turmas, da Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa, em Estoi, sobre o conceito “inclusão” e a sua relação com a “exclusão”.
A associação recolheu histórias reais vividas e expressas em forma de desenho, escrita e áudio que foram compiladas e são expostas de forma anónima na instalação sonora e visual. Aqui o público é convidado a refletir, de uma forma ativa, mais uma vez, através das histórias pessoais expostas.
O texto, imagem e áudio são dos alunos e professores da EB2,3 Poeta Emiliano da Costa, o conceito, acompanhamento artístico e curadoria de Nicole Lissy e a sonoplastia de Miguel Neto.
Para participar, os interessados devem inscrever-se pelo e-mail
[email protected] ou através de telemóvel 960 017 127
A Associação Internacional de Paremiologia apresenta, no dia 29 de junho, pelas 17 horas, em Milreu, o projeto "Espaços de Memória, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão: Dever, Integração, Vivência, Atuação, Memória". Rui Soares e Marinela Soares vão promover um diálogo em torno das expressões proverbiais, onde serão exploradas estratégias de inclusão, ao mesmo tempo, que se valoriza os saberes ancestrais da comunidade.
Refira-se que, a 8.ª edição deste programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”, e está disponível em www.cultalg.pt