Dicas

Saiba se uma pessoa está a mentir

Saiba se uma pessoa está a mentir
Saiba se uma pessoa está a mentir  
Foto nensuria / Freepik
Expressões faciais, movimento das pernas, braços, timbre de voz e até o cérebro dão dicas sobre a sinceridade de uma narrativa. Saiba mais acerca dos mentirosos.

PUB

De acordo com os especialistas em comportamento humano, cada pessoa possui um padrão de conversação distinto, mas é possível observar quando se afasta do mesmo porque está a mentir.

Segundo os cientistas, não existe uma forma de mentir específica para homens ou mulheres, na medida em que ambos mentem e com a mesma facilidade. Ao mesmo tempo, as razões por detrás das mentiras também são comuns aos géneros, já que, o medo de admitir a verdade, a necessidade de enganar o outro por algum interesse ou fugir de uma responsabilidade são aceites pelas pessoas como um modo de sobrevivência que pouco as incomoda.

Quem mente sabe a verdade e sabe que está a enganar, seja para proteger-se de uma situação, seja porque a sociedade parece aceitar melhor uma boa mentira à realidade dos factos ou porque é mais fácil obter algo em troca com uma história inventada. De um modo geral, todos mentimos, mas a gravidade varia consoante os valores de cada um, a consciência do que isso pode prejudicar os demais, o grau de maldade, manipulação e os interesses envolvidos.

Naturalmente que, existem mentiras “socialmente aceites” como é o caso de “não posso ir à festa”, ou “neste momento estou ocupado e não posso responder-te”, “tive um furo e cheguei atrasado ao trabalho, entre muitas outras. Contudo, há mentiras graves, que prejudicam a convivência pessoal, familiar e social, que afetam a imagem de alguém, o resultado de um estudo, por exemplo, atribui culpas a outras pessoas e daí por diante.

A ciência destaca também que, muitas pessoas passam por mentirosas pelo simples facto de serem muito ansiosas e de mudarem os comportamentos quando estão expostas a uma grande pressão, pelo que também é preciso analisar estes casos em detalhe para que a nossa avaliação não seja injusta para com uma pessoa realmente sincera, mas que não consegue gerir bem o stress do momento.
 
Em linhas gerais, os entendidos nesta matéria destacam estes 7 sinais que podem indicar que uma pessoa está a mentir:

1. Excesso de contacto visual
Já se defendeu que os mentirosos desviam o olhar quando estão a narrar uma história inventada, mas os estudos mais recentes indicam o contrário: um mentiroso tende a olhar fixamente para o outro como forma de tentar assegurar a sua verdade até ao incómodo do seu interlocutor. Esta é uma forma forçada de tentar convencer o outro a que devemos estar atentos, já que não é natural alguém olhar-nos de forma tão intensa e perturbadora, alertam os entendidos.
 
2. Piscar os olhos
Quando uma pessoa está a mentir tende a piscar mais os olhos e de uma forma mais constante. É o cérebro que, inconscientemente dá este alerta que se consegue captar ao estarmos atentos.
 
3. Mãos escondidas e frias
As pessoas sinceras tendem a mostrar a palma da mão ao seu ouvinte mais facilmente, enquanto que as mentirosas são inclinadas a fecharem-se e tendem a cobrir as mãos, escondendo-as nos bolsos, atrás das costas ou cruzando os braços. Além disso, quando o organismo entra em estado de alerta em consequência do nervosismo e da ansiedade, a temperatura do corpo costuma baixar, o que resulta em mãos e pés gelados.
 
4. Recorre às pausas no discurso e não responde facilmente
Estas pausas que, muitas vezes passam despercebidas, traduzem que o mentiroso está à procura de uma resposta que coincida com o que estava a inventar anteriormente. As pausas dão-lhe jeito para ser mais cauteloso e para encaixar melhor o que vai dizer a seguir. Além de mentirosa, esta pessoa é falsa, por isso, observe-a com atenção.
 
5. Alterações faciais que não coincidem com o que está a dizer
Este é, segundo os especialistas, um aspeto muito importante para detetar um mentiroso que, em muitos casos, está a narrar um acontecimento divertido, mas não sorri ou a relatar um episódio dramático e não mostra qualquer sensibilidade. É como se nada tivesse a ver com o que está a dizer porque debita informação só com o seu objetivo, não com a verdade dos factos, alertam.

6. Boca seca
Durante uma narrativa mentirosa, o corpo entra em alerta devido à situação de stress causada deixando de produzir saliva. Nesses casos, a pessoa começa “a engolir em seco” e manifesta mais dificuldades em manter o discurso.
 
Se for um episódio pontual, pode tratar-se de ansiedade momentânea e acaba por passar no decurso da conversa. Se a pessoa estiver a mentir, irá dar mais sinais que vão neste sentido, mantendo a boca seca durante mais tempo e mostrando dificuldades em engolir como se estivesse a sentir-se mal. Na realidade, o corpo sabe que não está em sintonia com o que está a ser dito e envia estes sinais de alerta que podem ser observados por quem assiste, realçam os cientistas.
 
7. Alterações na fala
A fala é um ponto chave para identificar a veracidade, pois quem mente apresenta uma série de sinais que podem ser observados sem muito esforço. O tom de voz fica alterado e a pessoa que está a mentir geralmente fala mais alto, pois as cordas vocais enrijecem-se quando o organismo está tenso. Os indícios que podem ser observados através da fala e que indicam uma mentira são:
• Demorar muito tempo para chegar ao objetivo da conversa e fazer menos afirmações diretas;
• Repetir a mesma frase quando se nega ou afirma alguma coisa;
• Usar as mesmas palavras da pessoa que fez alguma pergunta;
• Mudar de assunto quando não souber responder alguma pergunta;
• Falar com um vocabulário difícil de ser entendido e com palavras que não são usadas regularmente no quotidiano e entrar demasiado em detalhes;
• Falar de modo muito rápido, gaguejar ou parar no meio das frases.
 
Estas são as dicas dos investigadores, cabe ao leitor analisar quem conversa consigo e a veracidade do que lhe diz e depois tirar as suas conclusões.