Tamble Monteiro abriu o marcador para os locais, aos nove minutos, o espanhol Raúl Alcaina reagiu para os forasteiros, aos 33, e o jogador ex-Famalicão acabou por assinar o tento do triunfo, aos 62 minutos, num remate de fora da área.
A vitória assenta bem aos algarvios, que deixaram boas indicações num jogo em que dominaram durante grandes períodos, com bom envolvimento ofensivo e muitas jogadas de perigo.
Depois de ameaças iniciais de Tiago Mamede e Ruan, Tamble Monteiro adiantou os algarvios num lance de sorte – Manuel Baldé defendeu um remate de Ruan contra o pé de Tamble, com a bola a ressaltar para dentro da baliza –, mas de forma justificada.
O dianteiro Raúl Alcaina, que se estreou a marcar no futebol português, empatou para os forasteiros após a meia hora, num remate cruzado certeiro em que o guardião francês Cibois podia ter feito mais.
No segundo tempo, aos 62 minutos, Samuel Lobato, à segunda tentativa no espaço de um minuto, rematou de fora da área para o 2-1.
Até final, as duas equipas podiam ter marcado, mas o Portimonense falhou as ocasiões mais clamorosas, nomeadamente por Ruan, aos 84 minutos, que atirou ao poste direito da baliza de Manuel Baldé.
Lusa