Sandra Boto, investigadora do CIAC e Professora Auxiliar Convidada da Universidade do Algarve, será a próxima convidada do Ciclo de Palestras "Livro: passado, presente e futuro".
A sessão terá lugar dia 20 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira.
A investigadora, que se encontra atualmente a desenvolver um projeto de pós-doutoramento dedicado à edição crítica digital do Romanceiro de Almeida Garrett, irá ministrar a palestra “Literatura e edição digital: que revolução?”.
Nesta conversa pretende-se, apresentar e discutir a noção de “edição digital”, em concomitância com a reflexão em torno da evolução do próprio suporte: o livro.
Sandra Boto licenciou-se em 2003 pela Universidade do Algarve em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses. Obteve em 2012 o Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, Especialidade de Estudos Literários, pela Universidade Nova de Lisboa, com uma bolsa de doutoramento concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É atualmente Professora Auxiliar Convidada da Universidade do Algarve. Desenvolve também um projeto de pós-doutoramento ao abrigo de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia dedicado à edição crítica do Romanceiro de Almeida Garrett em formato digital, acolhido pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e pelo Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra).
Para além da Universidade do Algarve, lecionou também na Universidad de Huelva (Espanha) entre 2005 e 2006, onde criou o Diploma de Português para Estrangeiros oferecido por essa instituição, ao abrigo de um protocolo com o Instituto Camões.
A sua principal área de investigação é, desde 2002, o estudo e a edição do romanceiro ibérico, mas tem igualmente trabalhado e publicado noutras áreas dos Estudos Literários. Participa regularmente em projetos de investigação e conta com múltiplas publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais.