Depois de, em maio de 2018, ter apresentado uma candidatura ao PO Cresc Algarve 2020, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim soube da decisão da aprovação da candidatura para a construção da “ERPI e Centro de Dia para doentes de Alzheimer e outras demências”.
Com um orçamento elegível de cerca de 3.000.000€, ficou assim garantida a comparticipação de cerca de 60%.
Em comunicado enviado ao Algarve Primeiro, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, diz tratar-se de um equipamento com capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 em regime de Centro de Dia e irá estruturar-se em 3 unidades de ação: unidade de internamento residencial e unidade de dia; unidade de promoção da autonomia pessoal e intervenção com as famílias; unidade de formação e cooperação.
O projeto pela sua dimensão e abrangência, pretende constituir-se como uma unidade de referência para toda a região do Algarve e Baixo Alentejo.
Trata-se de um investimento importante para o concelho de Castro Marim, com a criação de cerca de 40 postos de trabalho.
O início da obra está previsto para janeiro de 2020 e terá uma duração de cerca de 2 anos.
Segundo o Provedor da Santa Casa, José Cabrita, o desenvolvimento deste projeto conta também com “o apoio determinante e o empenho” da Câmara Municipal de Castro Marim.