Sociedade

Santa Casa da Misericordia de Albufeira inaugurou novo espaço de inclusão social

Foi na qualidade de entidade promotora e coordenadora, que a Santa Casa da Misericordia de Albufeira, inaugurou no dia 17 de Março pelas 10H00 o espaço que acolhe o projeto "Em Con_tato".

PUB
 
Em 2013 o concelho de Albufeira foi identificado, pelo Instituto da Segurança Social como um território com situações críticas de pobreza, particularmente a infantil. 
 
Deste modo, a SCMA refere que perante o convite da Câmara Municipal de Albufeira, e em parceria com o Instituto da Segurança Social, promoveu um projeto de desenvolvimento social, que tem como objetivo fomentar a inclusão de pessoas carenciadas, assim como o combate de situações críticas de pobreza, especialmente a infantil e a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade.
 
No âmbito do programa CLDS+ (Contrato Local de Desenvolvimento Social) surgiu o projeto "Em Con_tato", ativo no concelho desde Junho de 2013. "Em Con_tato" passou a ter sede na Rua António Aleixo em Novembro de 2013, fruto do árduo trabalho e esforço dos funcionários da Instituição, assim como o apoio de empresas e entidades locais.
 
Dedicação que segundo a SCMA, possibilitou, em seis meses, a recuperação e remodelação da fábrica de pastelaria da antiga empresa de inserção profissional.
 
A cerimónia de inauguração oficial das instalações foi contemplada pela bênção por parte do Cónego José Rosa Simão, pároco de Albufeira.
 
Seguiu-se uma visita guiada às instalações, que conta, entre outros com um gabinete de atendimento individual, um gabinete de psicologia e um gabinete de empreendedorismo onde é feito o atendimento individual aos que procuram emprego e apoio numa ideia de negócio.
 
Três salas destinadas à formação estão equipadas com videoprojector e quadros, com capacidade cada uma para 25 pessoas sentadas. 
 
Duas das salas têm uma divisória amovível, transformando o espaço num pequeno auditório com capacidade para 100 pessoas sentadas. Para além das divisões destinadas aos serviços administrativos, o local conta com um espaço individual, com capacidade para dois beneficiários em simultâneo, para a pesquisa de emprego com recurso ao computador e internet.
 
Após a visita guiada teve lugar a intervenção dos representantes das entidades parceiras, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa; a Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Ofélia Ramos; o Delegado Regional do Algarve do IEFP, Carlos Baía, e a Provedora da Santa Cada da Misericórdia de Albufeira, Patrícia Seromenho.