Sociedade

Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim projeta Residência para doentes de Alzheimer a única a Sul do Tejo

Na sequência de uma reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, José Cabrita, deu a conhecer o projeto de arquitetura para a construção de uma Estrutura Residencial para Doentes de Alzheimer.

PUB
 
Num investimento de 2,5 milhões de euros, o equipamento social a construir, no antigo edifício sede da Casa do Povo de Castro Marim, destina-se a dar uma resposta eficaz e adequada às necessidades específicas dos indivíduos portadores da doença de Alzheimer, não só aos doentes do concelho, mas a toda a região algarvia. 
 
De referir que a sul do Tejo, não existe qualquer unidade desta natureza que possa responder a doentes com esta patologia, constituindo um grave problema para as famílias que têm doentes de Alzheimer a seu cargo, visto que os Lares da Terceira Idade não têm estruturas físicas, nem pessoal especializado adequados. 
 
Segundo o Provedor da Santa Casa da Misericórdia a obra poderá ser uma realidade num prazo de dois anos.
 
Para o Presidente da Câmara Municipal, a construção deste equipamento, que terá capacidade para 70 utentes, podendo criar 50 postos de trabalho, é uma boa notícia para Castro Marim. 
 
Em primeiro lugar, porque reflete as preocupações sociais e o dinamismo da Santa Casa da Misericórdia, depois porque constitui um bom exemplo no acompanhamento de uma doença que, infelizmente, tem vindo a registar um crescimento muito significativo. 
 
No âmbito da doença de Alzheimer, no mês de janeiro, na biblioteca Municipal, haverá uma conferência sobre esta problemática com a participação da neurologista Isabel Valente, do Hospital de Faro.