Sociedade

Santa Luzia já é oficialmente a “Capital do Polvo”

 
 
 
 
Foi inaugurada este sábado, a escultura representativa de Santa Luzia como “Capital do Polvo”. A escultura, da autoria de João Fonseca Martins e Viriato Santana, naturais desta vila do concelho de Tavira, já está à vista de todos no jardim público da localidade, numa homenagem aos pescadores, realçando a pesca do polvo. Construída em ferro, com uma rede metálica e fibra de vidro, está assente numa coluna de betão armado, revestida a azulejos.

Ao Algarve Primeiro, a presidente da Câmara Municipal de Tavira, disse tratar-se de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de 2019, que a pandemia atrasou o processo, "mas o facto de estarmos aqui, é uma prova para que as pessoas percebam que é importante termos esta forma de participação ativa na vida do município. Depois, a escultura hoje inaugurada, é o reconhecimento desta forma de vida da vila piscatória com destaque para o polvo, sendo uma digna homenagem aos pescadores".
 
A autarca referiu que os habitantes de Santa Luzia, são bairristas e defensores da sua vila: "é precisamente isso que constatamos, por exemplo com o Orçamento Participativo, gostam de participar e de apresentar projetos para melhorar a qualidade de vida da sua terra".
 
A presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, disse tratar-se de um dia de orgulho para os santaluzienses e uma merecida homenagem aos pescadores. "Como se sabe, Santa Luzia é conhecida como a capital do polvo e ainda não tínhamos uma escultura pública que representasse as nossas raízes, os nossos antepassados e o nosso presente". 
 
 
Carla Martins aproveitou para dizer que é objetivo da junta de freguesia, requalificar a zona ribeirinha, "estamos com o Município de Tavira a desenvolver o projeto para beneficiar aquela que é a entrada principal da nossa vila, que apesar de ser bonita, tem de ser embelezada para que tenha ainda mais dignidade do que aquela que já tem". A responsável realçou que a freguesia tem três propostas vencedoras no Orçamento Participativo de Tavira, nomeadamente em 2019 com a escultura do polvo, em 2020 com a construção de um complexo desportivo na Escola Primária nº2, e na edição de 2022, com a implementação de uma rede Wi-Fi com internet gratuita em Santa Luzia. 
 
Ao nosso jornal, um dos autores da escultura, Viriato Santana, mostrou-se orgulhoso pela homenagem à sua terra e aos pescadores, "para quem tem família ligada à pesca como eu, ou amigos que andaram comigo à escola e hoje são pescadores, é uma honra ter participado diretamente nesta escultura e verificar que é um ponto de união para os santaluzienses".
 
O artista confidenciou que há muito que esperava por este momento, "era uma tristeza ir a terras aqui ao lado como a Fuseta, Olhão ou passar por localidades do Alentejo, onde há uma rotunda que identifica a tradição da terra, e não haver em Santa Luzia algo semelhante que fosse a nossa imagem de marca, finalmente, já existe e estou muito feliz por isso", finalizou.