Sociedade

Santos Populares de Quarteira com oito Marchas a concurso

Nos dias 12, 23 e 28 de junho, a cidade de Quarteira recebe mais uma edição do desfile das Marchas Populares, integrada nas festividades dos Santos Populares.

PUB
 
Centenas de figurantes desfilam ao longo do Calçadão Nascente, trajados a rigor, com coreografias inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória ou as tradições dos Santos Populares
 
Este ano são oito as marchas que participam no desfile marcado pela cor e sumptuosidade dos trajes e animação dos marchantes. A Marcha da Fundação António Aleixo, constituída por crianças, convida o público a assistir,  “Às lembranças da minha infância” e irá recordar os brinquedos de outrora e os jogos tradicionais.
 
As Florinhas de Quarteira, um grupo paroquial fundado há 28 anos, que integra meninas e jovens raparigas, traz ao desfile o tema “Quarteira com Alma de Artista” e o talento das gentes da terra.
 
“O Encontro dos Jardins” é o tema apresentado pela Marcha Vasco da Gama, dedicado ao amor e à natureza. Este grupo conta com 23 anos de existência.
 
Outra marcha emblemática é a Rua Gago Coutinho que traz este ano ao desfile “Quarteira Rainha do Atlântico”, numa alusão à ligação da comunidade quarteirense ao mar.
 
Fundada em 1992, a Marcha da Rua do Outeiro iniciou a sua participação nas festas dos Santos Populares, transmitindo de uma forma muito vincada o seu espírito popular e bairrista. Este ano, apresenta “Quarteira ao Luar” num desfile que conta com 56 elementos.
 
O grupo Poeta Pardal marcha pela terceira vez no Calçadão de Quarteira, com cerca de 55 marchantes com idades compreendidas entre 10 e 50 anos. A Marcha apresenta o tema “Gaivotas, o Poeta Pescador”, em homenagem a uma ave enigmática, sempre presente na costa marítima portuguesa, que acompanha os grandes navegadores nas suas descobertas, presentes no imaginário dos poetas e na voz dos fadistas. Mas esta será também uma homenagem ao poeta pescador quarteirense, Manuel de Brito Pardal.
 
A Marcha de Vilamoura traz como tema a “Feira Popular de Quarteira”, uma homenagem a algo que se perdeu na cidade mas que está presente na memória da comunidade.
 
Finalmente, a Marcha da Rua da Cabine, um grupo bairrista da terra que iniciou a participação no evento em 1993, recorda e homenageia os dois grandes símbolos portugueses - “Amália e Eusébio”.
 
Refira-se que, a par do desfile, a cidade de Quarteira recebe por estes dias arraiais e bailes onde não faltam os petiscos como a sardinha assada, o caldo verde e muita animação.
 
Com o passar dos anos, os Santos Populares de Quarteira tornaram-se num dos principais cartazes turísticos da cidade de Quarteira, atraindo muitos turistas.