Cultura

Santos Populares regressam ao concelho de Portimão com muita animação e criatividade

Fotos - CM Portimão
Fotos - CM Portimão  
Em junho, Portimão volta a ter os desfiles das marchas populares e arraiais, levados a cabo pelo movimento associativo local, celebrando St.º António, S. João e S. Pedro. Este ano, estão previstos seis desfiles de marchas populares, cinco nas noites de sexta-feira e o outro num domingo.

Os desfiles contarão com a participação das coletividades de cultura e recreio, como são os casos do Sporting Glória ou Morte Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a que se junta a Marcha da Vila de Alvor, organizada pela Junta de Freguesia com recurso ao voluntariado local.
 
Conforme adianta o Município de Portimão em nota de imprensa, estão previstos seis desfiles, às 22h00, com a seguinte calendarização: 2 de junho – Portimão Arena, com entrada gratuita e levantamento do bilhete na hora; 9 de junho – Polidesportivo da Figueira; 11 de junho – Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor; 16 de junho – zona ribeirinha de Alvor; 23 de junho – Praia da Rocha (do Miradouro até à Fortaleza de Santa Catarina, pela Avenida Tomás Cabreira); 30 de junho – Zona ribeirinha de Portimão, na área adjacente à antiga lota. No dia 11, domingo, haverá o desfile de Montes de Alvor.
 
Foram convidados para desfilar três coletividades de concelhos vizinhos, como a Marcha da Associação Grupo de Amigos da Pedreira (Silves), Marcha do Clube Desportivo de Odiáxere (Lagos) e Marcha do Clube de Futebol “Os Estombarenses” (Lagoa).
 
No total, estarão envolvidos mais de mil participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, ficando a música, mais uma vez, a cargo da Sociedade Filarmónica Portimonense.
 
Com a participação do Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube União Portimonense e Sociedade Vencedora Portimonense, os arraiais populares estarão de volta à Praça da República nos sábados 10, 17, 24 de junho e na sexta-feira, dia 30 do mesmo mês, com música e comes e bebes, entre as 19h00 e a 01h00. 
 
 
A animação musical começará a partir das 20h00, com o seguinte programa: dia 10 - Grupo Coral de Portimão e os músicos Nuno e Soraia (21h00); dia 17 - Instituto de Cultura de Portimão e acordeonista Claúdio Rosário (21h00); dia 24 - Grupo de Cante Alentejano dos Centros Comunitários do Município de Portimão e acordeonista Pedro Miguel Silva (21h00); dia 30 - Grupo Coral As Vozes do Glória e acordeonistas Ricardo e Idalécia (21h00).
 
Na edição deste ano das marchas populares, o Município de Portimão irá assinalar meio século de liberdade e democracia em Portugal, num programa que se estende ao longo de um ano com muitas atividades, culminando nas comemorações do 25 de Abril de 2024. 
 
Os festejos são organizados pelo Município de Portimão, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, contando com a colaboração das coletividades envolvidas.