Ambiente

São Brás de Alportel acolhe novo centro de recolha da Valorpneu

 
A partir de hoje, a Algarbritas- Agregados do Algarve, S.A. é o centro de recolha de pneus usados do Sotavento Algarvio da rede Valorpneu. Situado no Peral, no município de São Brás de Alportel, a 6 km da A22, este novo centro será um parceiro para oficinas, estações de serviço e distribuidores da zona que trabalham com pneus e que têm um local próximo para depositarem os pneus velhos que aceitam dos seus clientes, quando estes trocam os pneus dos veículos.

Com uma rede de recolha constituída por 51 centros para a armazenagem preliminar dos pneus usados, a Valorpneu, com 20 anos de atividade, é a entidade gestora deste fluxo em Portugal continental e nas regiões autónomas. Tem como missão para além da recolha, o transporte e a valorização dos pneus em fim de vida, através da recauchutagem, reciclagem e valorização energética dos pneus.
 
Deste modo, a Valorpneu explica em comunicado, que os pneus usados que serão armazenados na Algarbritas, seguirão semanalmente para destino final para transformação em novos recursos. Os pneus que apresentem condições técnicas para tal serão reconstruídos através do processo de recauchutagem e voltarão à circulação. A grande maioria será reciclada, substituindo matérias-primas (borracha, aço e têxtil) em aplicações como pavimentos recreativos e desportivos, misturas betuminosas com borracha, utilizadas nas vias rodoviárias e aeroportuárias, na indústria de isolamentos e da própria borracha e até se poderão transformar em obras de arte. Os restantes de grandes dimensões e mais difíceis de tratar, após preparação prévia, servirão de combustível alternativo nas cimenteiras.
 
De acordo com Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu: “A Algarbritas, que se pretende posicionar na área dos resíduos, responde às exigências estabelecidas nas Normas Técnicas para Centro de Recolha e vem substituir o centro de receção de pneus usados localizado na área do Arneiro, no município de Faro, que deixou de fazer parte da rede Valorpneu a 31 de dezembro de 2022”.
 
Para Vitor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel: “Este é um investimento no futuro e na qualidade ambiental do município e da região. A valorização de materiais usados e consequente fortalecimento da economia circular é sem dúvida o caminho a seguir para um futuro mais sustentável e ecológico. A par desta dinâmica empresarial gostaria ainda de enaltecer a vertente pedagógica e de sensibilização junto das novas gerações para a necessidade de gestão dos resíduos e do papel de cada indivíduo nesta missão comum de salvaguarda do nosso meio ambiente.”