Sociedade

São Brás de Alportel apresenta Carta Social nas celebrações no âmbito dos 100 anos do concelho

No âmbito do processo de elaboração da Carta Social do Município, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, juntamente com a Associação IN LOCO, entidade parceira, promoveu um segundo momento de participação aberta à comunidade.

PUB
 
 
Após trazer  a debate o tema do emprego e empreendedorismo, o segundo Fórum Comunitário abordou o tema “Solidariedade e Inclusão”. A sessão teve lugar esta quarta-feira, dia 12, pelas 21h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.  
 
Mais de meia centena de pessoas, integradas nas mais diversas entidades, associações e grupos locais e regionais, estiveram presentes para partilhar opiniões, sugestões e anseios, num contexto particularmente difícil em que, em resultado da crise, proliferam os problemas sociais. 
 
A exclusão social, a pobreza, o desemprego e o envelhecimento da população estiveram entre os assuntos mais abordados, sendo aqueles que neste momento mais inquietam a sociedade são-brasense.
 
Após uma breve abordagem ao processo em curso, pelos Serviços Sociais, lembrando o Plano de Desenvolvimento Social cessante, concluído com cerca de 90% de taxa de execução, a sessão contou com a apresentação do diagnóstico social do concelho, que constitui uma parte fundamental da Carta Social, informa a autarquia.
 
E é nesta fase que a elaboração da Carta Social se encontra. Neste momento, é possível conhecer as tendências e os sintomas, que precisam de ser tratados, com um exercício de planeamento estratégico para os próximos anos, nomeadamente de 2014 a 2020, o período de vigência deste documento, indo ao encontro do período de vigência dos novos Quadros Comunitários de Apoio.
 
A Carta Social do município de São Brás de Alportel deve estar finalizada para ser apresentada ao público no próximo mês de junho, quando o concelho celebra os seus 100 anos de história.