Natural de Freixo de Espada à Cinta, onde nasceu a 27 de agosto de 1949, D. Manuel Neto Quintas fez a sua primeira profissão de votos em 1969, em Aveiro, como membro da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Foi ordenado presbítero em 1977, em Coimbra, pelo Bispo João Alves.
O Algarve entrou na sua vida em junho de 2000, quando foi nomeado Bispo Auxiliar do Algarve pelo Papa João Paulo II. Recebeu a ordenação episcopal na Sé de Silves a 3 de setembro desse mesmo ano e, em abril de 2004, foi nomeado Bispo do Algarve, sucedendo a D. Manuel Madureira Dias.
A entrada solene ocorreu a 27 de junho de 2004.
Ao longo de 25 anos de missão episcopal no Algarve, D. Manuel Neto Quintas "distinguiu-se pelo espírito de serviço, pela atenção à formação e valorização dos leigos, pelo incentivo às vocações sacerdotais – tendo ordenado 19 padres desde 2004 – e pelo cuidado com a dimensão social, pastoral e cultural da Igreja. Criou em 2009 o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg), dinamizou congressos e jornadas, reforçou a Pastoral Social e promoveu a participação dos jovens e das famílias em iniciativas diocesanas e peregrinações", sublinha nota divulgada do Município.
"Exemplo de simplicidade e proximidade, D. Manuel Neto Quintas deixa uma marca indelével na vida da Igreja e da sociedade algarvia, sendo reconhecido como construtor de pontes, promotor da inclusão e motivador de futuros," regista o voto de louvor.