Sociedade

São Brás de Alportel assume gestão da Casa dos Cantoneiros das Bicas da Serra (EN2)

Casa dos Cantoneiros das Bicas da Serra
Casa dos Cantoneiros das Bicas da Serra  
Foto - CM São Brás de Alportel
O objetivo é reabilitar o edifício através de uma candidatura ao Programa Comunitário Portugal 2030 e criar um espaço de acolhimento com alojamento, informação turística, área polivalente e degustação de produtos locais, valorizando a Rota da EN2 e complementando a Casa Memória da EN2.

PUB

O Município de São Brás de Alportel participou na cerimónia de assinatura de 20 acordos de transferência de competências de gestão de património imobiliário público sem utilização, realizada a 10 de dezembro, no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, representado pela vereadora Mónica Inácio.

A assinatura destes acordos permite aos municípios assumir a gestão de edifícios públicos atualmente sem utilização, promovendo a sua reabilitação e valorização sustentável. 

Para São Brás de Alportel, esta transferência representa a oportunidade de transformar a antiga Casa de Cantoneiros das Bicas da Serra, única no concelho, localizada estrategicamente à beira da EN2 na entrada norte do território, num espaço que beneficie a comunidade e o turismo local, mediante a criação da Casa das Bicas.

O evento, promovido pelo Ministério das Finanças, contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ESTAMO, Ricardo de Oliveira e Sousa, do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.