Sociedade

São Brás de Alportel celebra a Páscoa com a procissão da Aleluia

 
A Festa das Tochas Floridas regressa no próximo domingo de Páscoa, a 31 de março, com os seus tradicionais tapetes de flores com 1 Km de extensão, que cobrem o chão por onde passa a procissão de Aleluia.

Depois de uma maratona ao longo de toda a semana na apanha das flores e na sua preparação, tarefa que é um desafio lançado a toda a população, na madrugada de domingo, pela noite fora, centenas de voluntários lançam-se na tarefa de preparar os tapetes floridos.
 
Segundo informa o Município em nota de imprensa, o programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas para apreciar as ruas. À mesma hora, no Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta a mostra de artesanato.
 
Pelas 10h00, na Igreja Matriz inicia-se a eucaristia da Ressurreição que precede a aguardada procissão, em honra de Jesus Ressuscitado, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: "Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!".
 
À tarde, a partir das 15h30, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos: aCordaFole – Orquestra de Acordeão e Violino, Grupo Folclórico de Faro e Rebeca.
 
Trata-se de uma festa organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, o Município de São Brás de Alportel e a Paróquia de São Brás, com o apoio do C.N. Escuteiros 1330, freguesia, associações locais e comunidade.
 
A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição e à semelhança do que aconteceu em 2019, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a SAN - Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a procissão, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem ao evento. Uma iniciativa integrada no projeto "São Brás Acessível para todos" que se repete em 2024. 
 
Se as condições meteorológicas não ajudarem à festa, a autarquia adianta que está está previsto um plano B para a realização da Tarde Cultural, que se realizará no São Brás Cineteatro Jaime Passos Pinto.
 
Todas as pessoas são convidadas a participar na preparação da Festa das Tochas Floridas, nomeadamente na preparação dos Tapetes Floridos. Para tal poderão diretamente dirigir-se paróquia ou contactar a organização, através dos contactos: 969 682 694 /910 691 116 / cultura@acs.com.pt / cultura@cm-sbras.pt