Sociedade

São Brás de Alportel estende Vale + Educação do básico ao secundário

 
Consciente da crise económica provocada pelo novo coronavírus COVID19 e os desafios que a mesma coloca às famílias e às empresas que viram os seus rendimentos limitados, o Município de São Brás de Alportel aprovou o reforço da medida Vale + Educação que apoia os alunos do 1º ciclo até ao ensino secundário que frequentam as escolas do concelho.

 
Nesta sequência, a autarquia avança em nota de imprensa que, cada aluno vai receber um vale de 25 euros para aquisição de material escolar no comércio local são-brasense.
 
O Município sublinha ainda que o apoio também é extensível a alunos residentes no concelho mas que por ausência de oferta educativa na Escola Secundária José Belchior Viegas estejam a frequentar escola secundária noutro concelho.
 
Na mesma publicação a autarquia lembra que, no ano letivo 2019/2020, o Vale + Educação foi entregue aos alunos do 1º ao 3º ciclo e consistia num vale de 20 euros. O reforço e a ampliação agora aprovados «representam um investimento municipal de aproximadamente 35 mil euros para apoio às famílias», assinala.
 
Refira-se que, o Vale + Educação é uma medida integrada no Plano de Apoio à Família, lançado pela autarquia em 2015, o qual integra também o Vale + Natalidade, que pretende incentivar a natalidade, ajudando as famílias na chegada de um novo membro; o Vale + Saúde – Oftalmologia infantil com oferta de rastreios gratuitos oftalmológicos a todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo; e ainda o programa de formação "+ família", com sessões gratuitas sobre as mais diversas e muito relevantes temáticas para promover a parentalidade positiva na comunidade.
 
"Sendo para nós a educação uma prioridade, neste período inesperado de crise económica e social, não poderíamos deixar de fazer o reforço e alargamento desta medida que contribui para o apoio à educação e às famílias e motiva a nossa comunidade a fazer as suas compras no comércio local", explica o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro.
 
Para a concretização desta medida, o Município de São Brás de Alportel, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas assinaram a 5 de agosto, um acordo de colaboração para a atribuição do Vale + Educação.
 
Os encarregados de educação podem levantar o Vale + Educação no edifício sede da Câmara Municipal, junto do Gabinete de Apoio à Presidência, a partir da segunda quinzena de agosto e até 30 de outubro, nos dias úteis das 9h00 às 16h00, mediante apresentação do cartão do cidadão do encarregado de educação e do educando, concluiu.