Economia

São Brás de Alportel inaugurou espaço de apoio ao empreendedorismo local

 
 
 
 
O Município de São Brás de Alportel inaugurou ontem, Dia Internacional da Juventude, o novo Espaço Coworking de São Brás de Alportel.

 
Em nota de imprensa, a autarquia refere que se trata de um espaço concebido pelo Município para apoiar o empreendedorismo e facilitar o arranque de novos projetos empresariais.
 
De acordo com Vítor Guerreiro, presidente da autarquia, este projeto integrado na estratégia de criação de uma rede de apoio ao empreendedorismo, assume-se, neste momento, como uma das ações vitais no apoio à economia local, no contexto atual de crise, provocada pela pandemia COVID 19 e, "pretende ser um incentivo, para que os jovens saibam que existe um local onde podem fazer nascer o seu percurso profissional, os seus sonhos, os seus projetos".
 
Segundo o edil, "pensamos de forma positiva, não vamos baixar os braços e vamos fazê-lo com o envolvimento da comunidade". Vitor Guerreiro acrescentou ainda que, muito em breve, o Município irá abrir um novo espaço – Ninho de Empreendedorismo, no Quarteirão 4 Olhos, no troço sul da Av. Da Liberdade, onde o município pretende, no futuro, vir a instalar um grande Centro de Incubação e Empreendedorismo.
 
Localizado na Avenida da Liberdade, o novo Espaço de Coworking é especialmente dirigido aos jovens do concelho que querem aventurar-se no mundo do trabalho com projetos próprios, pese embora esteja de portas abertas a toda a comunidade, sublinha a mesma fonte.
 
Trata-se de um espaço adaptado para acolher cinco projetos individuais que podem usufruir de apoio administrativo e receção de correspondência, equipamento de projeção para formações e outras atividades, espaço de arquivo, sala de reuniões, copa e arrumos, wc acessível e placa de identificação exterior.
 
Na mesma nota, a autarquia lembra que, o local onde durante 10 anos funcionou o Espaço Internet, que deu acesso às novas tecnologias, ganhou agora uma nova missão.
 
A mesma publicação refere que, "sendo um local de impulso", os seus utilizadores vão renovar os seus contratos de utilização a cada seis meses, até um período de dois anos, só extensível a um tempo superior em casos excecionais. "Este não é um espaço para ganhar raízes, mas para ganhar asas", como explicou a Vice-Presidente Marlene Guerreiro, que detém a pasta do empreendedorismo, referindo que a prioridade é apoiar ao desenvolvimento dos projetos dos empreendedores "a oportunidade certa e até mesmo aquele empurrão, quer para começar, como para recomeçar". O primeiro mês é gratuito, os segundos e terceiros têm um custo mais baixo e só nos seguintes é cobrada a tarifa plena, e sempre a um custo acessível, explicou.
 
O "networking" e a estimulação das sinergias fazem parte do ADN deste projeto que como referiu Marlene Guerreiro envolve as áreas do empreendedorismo, da solidariedade e do emprego, cuja missão vai além do mero espaço de trabalho uma vez que os seus utilizadores vão ter oportunidade de ter apoio, mentoria e vão ser incentivadas práticas de trabalho em rede. Para o efeito, o projeto conta, desde logo com parcerias com entidades, tais como o IAPMEI – Instituto de Apoio às pequenas e médias empresas - o CRIA – Divisão de Empreendedorismo da Universidade do Algarve; a ASTP Algarve, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresário e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
 
Também presente na sessão inaugural e na qualidade de madrinha do projeto, a delegada regional do IEFP, Madalena Féu, agradeceu o voto de confiança do Município e afirmou que tudo fará para apoiar os empreendedores, com uma atenção especial sobre os jovens.
 
Madalena Féu observou que, desde o início da crise provocada pelo COVID-19, o desemprego tem afetado de forma mais acentuada as camadas mais jovens. Contudo, elogiou a resiliência dos jovens apontando que no IEFP não se tem sentido a falta de empenho e espírito empreendedor dos jovens algarvios.
 
As candidaturas podem ser enviadas para o e-mail: empreendedor@cm-sbras.pt, a partir de hoje, data a partir da qual serão divulgadas as normas do espaço e a ficha de candidatura.