Economia

São Brás de Alportel inaugurou requalificação de rua "histórica"

 
Rua Gago Coutinho
Rua Gago Coutinho  
Foi esta tarde inaugurada a requalificação da Rua Gago Coutinho, no Centro Histórico de São Brás de Alportel.

 
Uma empreitada que consistiu na concretização da segunda fase do projeto de Reabilitação do Largo de São Sebastião e ruas adjacentes, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de São Brás de Alportel.
 
Um investimento de 167 mil euros em que 65%, foram comparticipados por Fundos Comunitários.
 
Marlene Guerreiro Vice-Presidente da Autarquia, disse que a inauguração de hoje, «dá uma nova vida ao Centro Histórico da Vila, pelo que foi dado mais um passo para a sua requalificação».
 
A responsável disse também que a Rua é uma homenagem ao «grande navegador aéreo, cuja ascendência está ligada a São Brás de Alportel».
 
Inauguração
 
A obra hoje inaugurada «faz a ponte entre o Centro Histórico e o Centro Urbano, sendo um projeto para o futuro», vincou Marlene Guerreiro.
 
Já o Verador Acácio Martins, disse tratar-se «da porta de entrada do Centro Histórico, com alterações profundas nas infraestruturas elétricas de saneamento e águas pluviais, faltando agora e em concordância com a Altice e NOS, reverter a cabelagem de comunicações em estruturas subterrâneas».
 
Vítor Guerreiro, autarca de S. Brás de Alportel, falou de uma obra que «valoriza o património e a história, recorda os antepassados e devolve a Rua às pessoas».
 
Seguindo a estratégia do seu executivo no que se refere à acessibilidade, o edil frisou que a Rua Gago Coutinho, «é agora acessível a invisuais, simplificando a sua locomoção». Nesta matéria Vítor Guerreiro assegurou que quer todo o concelho acessível. 
 
O autarca lamentou o facto da EDP, não ter criado soluções para acabar com as caixas elétricas, apelidando-as de "armários", que no entanto, vão ser decoradas pelo artista Filipe Coelho, com trabalhos representativos do centro histórico.
 
Artista Filipe Coelho ao centro
 
A par desta obra, há outras a começar e em vias de aprovação, para a recuperação de casas devolutas no Centro Histórico, «o que denota bem o interesse que São Brás de Alportel, está a ter para investidores que querem reconstruir e valorizar este ponto da Vila»,realçou.
 
Ao Algarve Primeiro o edil avançou que a autarquia quer aproveitar ao máximo os apoios comunitários para outros projetos, «assegurando a saúde financeira do Município». Projetos que passam pela requalificação do primeiro troço da Avenida da Liberdade, para começar dentro de 1 ano, após o Verão, prevendo-se que esteja pronta antes da Páscoa de 2020, num investimento a rondar os 300 mil euros, também a valorização do Parque da Fonte Férrea, com uma praia fluvial, a requalificação do edifício "4 olhos" num investimento superior a 1 milhão de euros, o Miradouro do centro histórico no antigo depósito da água, a criação do terminal rodoviário, entre outros projetos.
 
O autarca garantiu que são obras para estarem concluídas até ao fim do mandato.