A primeira reunião de preparação e definição de uma estratégia de desenvolvimento local para o próximo período de programação financeira 2014-2020, decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Promovida pela Associação IN LOCO, a reunião contou com a presença dos presidentes de Câmara Carlos da Silva e Sousa (Albufeira), Vítor Aleixo (Loulé), Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel) e Jorge Botelho (Tavira), da vereadora Teresa Correia (Faro) e de um representante da autarquia de Silves.
Este encontro constitui o primeiro passo na definição de um plano estratégico projetado para o desenvolvimento local, durante o qual foram discutidas várias possibilidades e propostas de arranque para o programa.
Segundo confirmou a autarquia de São Brás de Alportel, em nota de imprensa, este primeiro momento de trabalho funcionou no sentido de consolidar uma parceria territorial entre os concelhos representados, com vista à definição de uma estratégia de desenvolvimento local para as áreas rurais e costeiras e a consequente formalização de candidaturas que permitam reforçar o envelope financeiro da região.
Inicialmente foram estabelecidas quatro linhas orientadoras de projetos futuros, centradas na promoção de conhecimento e inovação, na gestão sustentável e na dinamização socioeconómica do território e ainda na cooperação institucional e no trabalho em rede. A IN LOCO vai continuar a desenvolver este trabalho que irá envolver outras entidades da região.