Sociedade

São Brás de Alportel recebeu visita do Reitor da UALG

O concelho de São Brás de Alportel recebeu a visita do Reitor da Universidade do Algarve, António Branco, na sexta-feira, dia 28 de março, no âmbito do périplo que o Reitor está a desenvolver pela região com o intuito de estar mais próximo dos concelhos e estreitar a relação da Universidade do Algarve com as autarquias.

PUB
 
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel organizou e acompanhou o representante máximo da Universidade nesta visita por várias entidades e empresas do concelho, dando a conhecer referências importantes do dinamismo cultural, económico e social são-brasense.
 
Na reunião que antecedeu a visita, o Presidente da Câmara, Vítor Guerreiro, teve a oportunidade de expor a António Branco, que se fez acompanhar pela Pró-reitora Gabriela Schütz, as potencialidades do concelho e assinalar os principais constrangimentos da autarquia, nomeadamente a impossibilidade de contratar recursos humanos necessários ao funcionamento regular da autarquia, a necessidade de atrair mais indústria e a procura de novas soluções no setor turístico.
 
Em São Brás de Alportel o périplo teve início no Museu do Trajo, um museu de relevo nacional e que tem vindo a tornar-se um polo importante para a comunidade estrangeira. Esta passagem pelo Museu, orientada pelo Diretor Emanuel Sancho, foi complementada com um encontro com a Associação Al-Portel, Associação de Defesa do Ambiente e do Património Cultural de São Brás de Alportel, durante o qual o presidente da Associação, Gonçalo Gomes, mostrou interesse, mas também a dificuldade, em trazer mais jovens para a vida associativa, por reconhecer no associativismo uma experiência que poderá ser complementar à formação académica, revelando o desejo de estreitar relações com a Universidade nesse sentido.
 
A visita prosseguiu na Escola Secundária José Belchior Viegas, onde houve espaço para uma conversa informal entre o Reitor e alguns alunos do 10.º e 11.º ano. Aproveitando a ocasião, o Reitor foi convidado para almoçar na Academia de Sabores e conhecer o trabalho dos alunos dos cursos profissionais de cozinha e mesa/bar da Escola.
 
Num concelho fortemente marcado pela indústria corticeira, uma passagem pela Fábrica da Novacortiça permitiu dar a conhecer aos visitantes a dinâmica e capacidade de inovação de uma empresa familiar que leva aos “quatro cantos do mundo” um dos produtos mais característicos do concelho são-brasense.
 
Em Barrabés, a Global Fire Equipment, empresa de equipamentos de deteção automática de incêndio com produção e distribuição para vários continentes, abriu as suas portas para mostrar porque encontrou em São Brás de Alportel um espaço adequado e permanente para desenvolver a sua atividade. 
 
O Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul foi outro dos locais visitados, tendo apresentado em 2013 os melhores resultados a nível nacional.
 
A visita terminou com uma reunião com jovens empresários no Salão Nobre dos Paços do Município, que foram convidados a partilhar com o Reitor António Branco as dificuldades com que se depararam quando ingressaram no mercado de trabalho, os problemas que enfrentam diariamente no desempenho das suas atividades, a incógnita que representa, para a sua geração, o futuro e que contributos pode a Universidade do Algarve dar para estreitar as relações com as entidades potencialmente empregadoras e apoiar os jovens empreendedores. 
 
A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal reforçou que “O tempo que virá será de desafios e a Câmara Municipal está sempre disponível e interessada em ouvir as propostas e ideias dos jovens que procuram dinamizar o concelho que se tem vindo a afirmar na região”.
 
A celebração de protocolo entre a Câmara Municipal e a Universidade do Algarve marcou o encerramento desta visita que, para Vítor Guerreiro “é um excelente exemplo que deveria ser seguido por outros representantes regionais”.