Política

São Brás de Alportel: Vereadores eleitos do PSD apresentaram proposta de solidariedade e apoio ao povo ucraniano

Os vereadores eleitos do PSD na autarquia de São Brás de Alportel, apresentaram na Reunião de Câmara de 28 de fevereiro, uma proposta de solidariedade e apoio ao povo ucraniano, para receber os refugiados familiares dos ucranianos integrados na comunidade, apoio aos bens essenciais e apoio psicológico.

PUB
Os vereadores dizem em comunicado, que foi «com tristeza e consternação» que assistiram nos últimos dias a uma operação militar na Europa, sem paralelo desde a Segunda Guerra mundial, protagonizada pela Rússia sobre a sua vizinha Ucrânia.
 
O dia 24 de fevereiro de 2022 representa o maior desafio a toda a ordem internacional desde 1945, «com um potencial de escalada ainda imprevisível e com consequências negativas e de grande magnitude, para o mundo em geral», assinalam.
 
Com este conflito, os vereadores entendem que a Rússia protagonizou «uma violação clara do Direito Internacional, dos Acordos de Minsk, do princípio do respeito pela integridade territorial dos Estados e soberania de um território, atitude absolutamente inaceitável e que merece um forte repúdio».
 
Falam que o mundo e a humanidade «querem e precisam de paz e não de operações bélicas», e nesse sentido, entendem que «é importante saber promover ações para que se obtenham soluções pacíficas para resolver este e outros conflitos, pois só assim se garantirá a defesa das pessoas, a prosperidade e o crescimento dos países», completam.
 
Na sequência das moções aprovadas do PSD e do Presidente da Assembleia Municipal, «pela importante implantação da comunidade ucraniana no concelho e pela necessidade emergente deste povo, que merece o nosso total apoio e solidariedade», foi proposto, criar um serviço de apoio às famílias ucranianas, com acesso a apoio psicológico; criação de condições para receber os refugiados dos familiares ucranianos integrados na comunidade são-Brasense e fomentar em parceria com as várias instituições de solidariedade locais, a recolha de bens de primeira necessidade, para que possam ser entregues diretamente às vítimas da atual guerra na Ucrânia.
 
Sendo veiculado nos meios oficiais as seguintes necessidades: Medicamentos, cobertores, roupa e bens para crianças, alimentos secos, leite, comida para animais, água, entre outros.