Sociedade

São Brás de Alportel:CPCJ alertou para a problemática do “Cyberbulling”

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Brás de Alportel (CPCJ), em colaboração com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, promoveu uma sessão informativa sobre “Cyberbullying” para sensibilizar professores, pais e jovens.

PUB
 
A psicóloga e diretora do projeto “PortalBullying”, Tânia Paias, foi a oradora principal desta iniciativa que teve lugar esta quarta-feira, dia 19, às 14h30, no Auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas.  
 
Educar as crianças e os jovens para que sejam seguros, confiantes e, acima de tudo, tolerantes perante o outro, pode ser o ponto de partida para evitar que os filhos, irmãos ou sobrinhos se tornem hoje numa vítima ou num agressor. 
 
O reconhecimento do bullying foi uma etapa concretizada para perceber como resolver um problema que é comum a muitas escolas por todo o país. 
No entanto, com o avanço das novas tecnologias, os jovens têm acesso a outros métodos que lhes permitem continuar a melindrar um colega, fora dos muros da escola com o “Cyberbullying”. 
 
Durante a ação de sensibilização Tânia Paias explicou que esta nova forma de agressão faz-se indiretamente, com envio de mensagens através do telemóvel ou da Internet, permitindo ao agressor manter-se no anonimato.
 
A divulgação de conteúdos depreciativos sobre a vítima ou a criação de páginas na Internet em seu nome são apenas alguns exemplos desta nova forma de violência que é cada vez mais frequente e deve por isso motivar uma maior atenção por parte da escola e da família. 
 
A psicóloga revelou sinais de alarme que podem ajudar pais e professores a estarem atentos às mudanças de comportamento nos adolescentes que podem ter tendência a optar pelo isolamento ou a diminuir o rendimento escolar.
 
Com esta ação a CPCJ de São Brás de Alportel procurou sensibilizar para a urgência de detetar este género de situações e procurar fomentar o respeito pelo outro no espaço Web e uma utilização das redes socias de forma saudável e positiva.
 
Na ocasião, Tânia Paias apresentou o seu trabalho “Tenho Medo de ir à escola”, recentemente publicado em livro, o qual se encontra disponível nas livrarias e pode bem ser uma ferramenta útil para os pais e educadores.