Sociedade

São Brás: Município ajuda comércio local na retoma da atividade

No âmbito do PRESSA - Plano de Recuperação Económico/Social de São Brás de Alportel, o Município está a apoiar o comércio local na progressiva retoma da sua atividade.

PUB
 
Em nota de imprensa, a edilidade regista que, o Gabinete do Empreendedor do Município iniciou esta semana, em que começou o processo de desconfinamento e de abertura gradual da vida económica, uma jornada de visitas aos estabelecimentos de comércio local e serviços, uma medida no âmbito das ações diretas de sensibilização e informação que o município está a levar a cabo para promover o cumprimento das medidas de segurança e proteção de todos, “que são fundamentais para que esta retoma seja bem sucedida e a comunidade seja vitoriosa no combate contra o vírus”, frisou.
 
A autarquia sublinha a oferta de viseiras de proteção a todas as empresas, com atendimento ao público; a distribuição gratuita de máscaras a toda a população para que possa realizar as suas compras em segurança; a oferta de vales de compras no comércio tradicional, numa ponte com o projeto de criação de máscaras sociais, que permitirá fazer circular na economia local cerca de 8.000,00 euros.
 
A mesma entidade destaca ainda a elaboração de um guia de boas práticas para os setores do comércio e serviços, com informação sintetizada e acessível;  e a criação do novo Serviço de Apoio ao Empresário e Empreendedor que desenvolve um trabalho de proximidade com os agentes económicos do concelho.
 
De acordo com a mesma fonte, será lançada em breve, uma campanha de promoção do comércio local e serão implementadas novas medidas, sempre tendo em atenção e com a adequação necessária à evolução da pandemia.
 
Refira-se que, durante as visitas aos estabelecimentos, os empresários e/ou colaboradores recebem um kit com informações sobre medidas de segurança a implementar para um atendimento seguro ao público. O kit inclui ainda um autocolante para colocar à porta dos espaços comerciais que recorda aos clientes a obrigatoriedade de utilização de máscaras e de distanciamento social.
 
De acordo com o Município sambrasense, esta ação de proximidade procura perceber, no terreno,  as dificuldades que estão a ser sentidas pelas pessoas que dependem destes setores e de que forma o Gabinete do Empreendedor pode ajudar a ultrapassá-las “nesta fase de adaptação num contexto complexo em que a prioridade deve continuar a ser assegurar a segurança de empresários, colaboradores e clientes”, destaca.
 
De acordo com o Plano Nacional de Desconfinamento, o Município redefiniu a medida de restrição de horários e está a concretizar um conjunto de ações.
 
Horários permitidos desde 5 de maio:lojas de Comércio (até 200m2)/Livrarias/Comércio Automóvel| 10h > 20h, Estabelecimentos de Cabeleiros/Barbearias/Manicures/similares | 08h > 20h (apenas com marcação prévia).