O evento, com início e fim na Avenida da República, combina corrida, caminhada e iniciativas solidárias. Já foram formalizadas 1100 inscrições, aproximando-se do limite máximo de 1500 participantes (aumento face às 900 inscrições da edição anterior).
A apresentação foi esta sexta-feira, com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, a Vice-presidente Patrícia Jerónimo, o presidente da Jardim Funcional VRSA – Associação Desportiva, Fábio Moreno, e as madrinhas Ana Cabecinha e Ana Dias.
Haverá um programa de animação complementar das 10h00 às 22h00, com atividades para famílias no comércio local, restauração e centro da cidade. O traçado em Monte Gordo foi reforçado, passando junto à igreja e incorporando mais pontos de animação, regista a nota.
"A São Silvestre VRSA – Monte Gordo faz hoje parte da identidade desportiva do concelho," afirmou Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. "O sucesso da primeira edição deu-nos confiança para continuar a crescer, e esta segunda edição confirma que estamos no caminho certo, com mais atletas, mais dinamismo e uma cidade inteira mobilizada em torno do desporto. Agradeço à organização, aos parceiros, aos patrocinadores e às nossas madrinhas, que ajudam a dar prestígio e visibilidade a este evento. A São Silvestre é uma oportunidade para promover Vila Real de Santo António e Monte Gordo e para trazer mais famílias à nossa cidade.", enalteceu.
Patrícia Jerónimo, Vice-presidente da autarquia disse que: "É esta a dinâmica que queremos imprimir aos nossos clubes e associações. A São Silvestre é já um caso sério de sucesso e tem todas as condições para continuar a evoluir e a afirmar-se cada vez mais no panorama desportivo."
Fábio Moreno, presidente da Jardim Funcional VRSA – Associação Desportiva, referiu que: "Nesta segunda edição elevámos a fasquia e queremos proporcionar uma verdadeira experiência: um dia inteiro de atividades, mais animação no percurso e melhorias no traçado, sobretudo em Monte Gordo. Reforçámos muito a componente jovem e temos atletas de todas as idades, dos mais novos aos 70 anos. Contamos com duas madrinhas de enorme prestígio, o que valoriza ainda mais esta prova."
Ana Dias, madrinha da prova, sublinhou que é "um grande orgulho fazer parte desta prova em Vila Real de Santo António, que, para mim, é quase como uma segunda casa. A São Silvestre começa a ser um caso sério de sucesso e tem tudo para se afirmar como uma das melhores e mais importantes do país."
Ana Cabecinha, também madrinha, afirmou: "No ano passado já tinha dito que a prova tinha tudo para ser um sucesso, e isso confirma-se agora, com um recorde de inscrições e um nível ainda mais elevado de atletas. É uma honra voltar a ser madrinha, ao lado da Ana Dias. Somos duas atletas de referência para os jovens e acreditamos que esta São Silvestre vai mesmo ser um caso sério de sucesso."
A edição de 2025 integra três modalidades: São Silvestre Jovem (Sub-10 a Sub-18, inscrição gratuita), Corrida 10 km e Caminhada 5 km. 50% do valor das inscrições da caminhada reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim.
As inscrições estão abertas até 3 de dezembro no site www.crono.aaalgarve.org, com limite de 1000 participantes na corrida e 500 na caminhada.
O evento distribui 5 mil euros em prémios. Os cinco primeiros classificados da geral (M/F) recebem entre 500€ e 100€. Os três primeiros de cada escalão (M/F) recebem igualmente prémios monetários. Todos os participantes recebem medalha de participação e kit de atleta (t-shirt oficial e brindes dos patrocinadores).
A prova conta com apoio técnico da Associação de Atletismo do Algarve.