No âmbito do dispositivo municipal de combate e prevenção contra incêndios, o Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro e o Serviço Municipal de Proteção Civil desencadearam um conjunto de acções de vigilância extraordinária, a decorrer até 30 de Setembro.
Neste período em que se verifica uma maior incidência de fogos florestais, os Bombeiros Sapadores de Faro vão efectuar diariamente ações de vigilância nas freguesias do concelho, em particular nas localidades do interior, procurando estar em contacto diário e em proximidade com a população, alertando para comportamentos de risco e para as medidas de proteção a adotar em caso de incêndio florestal.
Estas atividades visam essencialmente a sensibilização, a identificação de zonas de risco, a verificação de acessos assim como o reforço do contacto com a população. As ações de vigilância decorrerão, diariamente, entre as 9h00 e as 11h00 da manhã – exceto nos dias em que por força das circunstâncias, o dispositivo tenha que ser utilizado em operações reais de socorro ou incêndio.
No espaço urbano, haverá também um reforço da visibilidade do corpo de bombeiros e um trabalho de sensibilização da população, nomeadamente nas zonas de maior concentração de público.