A Câmara Municipal de São Brás de Alportel encerrou o ano de 2014 com a apresentação de duas candidaturas ao Programa Operacional Temático Valorização do Território, programa de financiamento comunitário, integrado no QREN, Quadro de Referência Estratégico Nacional, que se encontra em finalização.
A construção de infraestruturas de saneamento de águas residuais do Peral – 1.ª fase, constitui uma das etapas do Plano Municipal de Alargamento do Saneamento a todo o concelho.
A Rede de Esgotos em funcionamento no sítio do Peral, segundo a autarquia, carece da rede de distribuição, que "atendendo ao povoamento disperso implica um investimento bastante elevado".
Para fazer face a esta dificuldade a autarquia são-brasense espera duplicar a sua capacidade de investimento através desta candidatura, alcançando uma maior abrangência no Plano de Ampliação da Rede de Saneamento do Concelho.
A remodelação das redes de abastecimento de água nas ruas da Fonte e do Matadouro, no Centro Histórico, é outra empreitada prevista.