O município de São Brás de Alportel foi pioneiro no país ao assinalar o Dia Internacional do Homem, que se celebrou ontem, dia 19 de novembro, com uma sessão de esclarecimento sobre igualdade de género junto dos seus colaboradores.
As comemorações do Dia Internacional do Homem tiveram início no ano de 1999 em Trinidad e Tobago e são hoje assinaladas em mais de 60 países um pouco por todo o mundo.
No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da igualdade de género, e no âmbito do seu Plano Municipal da Igualdade, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel decidiu envolver-se nesta celebração com vista a reconhecer os importantes contributos dados pelo homem na sociedade atual.
Com este objetivo foi promovida uma sessão informativa e de reflexão que reuniu dezenas de colaboradores da autarquia para discutir diferentes temáticas, nomeadamente a igualdade de género, a relação com a família, o direito à parentalidade, o homem no trabalho, situações de discriminação contra os homens, saúde e a problemática da violência doméstica.
A temática vai também ser abordada na Tertúlia de novembro do Ciclo “Aqui entre nós” que terá lugar no dia 21, sexta-feira, no Cineteatro São Brás.
O município são-brasense comemora todos os anos o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, e passará a integrar agora a data de 19 de novembro, Dia Internacional do Homem, no calendário de celebrações do concelho.