Em São Brás de Alportel, os cartazes serão divulgados em diversos espaços de atendimento ao público e de maior afluência de munícipes, assim como nas redes sociais do município.
Em comunicado, o Município de São Brás de Alportel faz saber que, integra a Rede Regional do Algarve de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos e neste âmbito associa-se à campanha de sensibilização "Vendem-se vidas, compram-se corpos!", que a Equipa Multidisciplinar Especializada (EME) do Algarve, lançou hoje, 18 de outubro, Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
Uma data instituída pela União Europeia em 2007, altura em que Portugal detinha a Presidência da União Europeia e colocou o foco sobre o tráfico de seres humanos, como uma das mais graves formas de violação da dignidade das pessoas.
A campanha agora lançada pretende divulgar a nível regional, e em diversos idiomas, os possíveis sinais de tráfico de seres humanos e informações sobre como os cidadãos devem proceder perante a suspeita de um caso.
No mesmo comunicado, a autarquia deixa os 10 sinais de alerta do tráfico de seres humanos:
·Ausência de documentos de identificação e/ou viagem
·Dificuldade em comunicar em português
·Sempre acompanhado/a por alguém
·Evita o contacto visual
·Recusa a ajuda oferecida
·Respostas instruídas por terceiros
·Aparenta estar a ser controlado/a por alguém
·Hematomas e/ou sinais de agressão física
·Sinais de exaustão, medo, tristeza, ansiedade e/ou desconfiança
·Tatuagens e/ou outras marcas que identifiquem que é "propriedade" de alguém.
Perante estes sinais, qualquer cidadão, pode ligar em qualquer dia ou hora da semana para a Equipa Multidisciplinar Especializada da Rede Regional do Algarve de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos: 918 882 942.
Uma iniciativa cofinanciada pelo Governo Português através da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.