O Município de São Brás de Alportel celebra o seu 1.º Centenário já no próximo dia 1 de junho, uma efeméride marcante na história do concelho, a justificar um ano de comemorações.
A apresentação do programa comemorativo teve lugar no dia 22, pelas 18h30, no Museu do Trajo.
Segundo a autarquia, no dia 1, as comemorações começam pelas 10h00, com a cerimónia oficial do Hastear da Bandeira, um cortejo com mais de meio milhar de participantes das coletividades locais e a Sessão Solene Comemorativa, marcada pela inauguração da nova Praça da República e pela atribuição de insígnias municipais.
Ao longo do dia o programa contem uma sucessão de eventos a envolver exposições, música, desfiles e homenagens a personalidades são-brasenses.
Como se pretende que esta seja uma celebração contínua, até dia 1 de junho de 2015, serão promovidas e organizadas diversas atividades e muitas iniciativas com o objetivo de tornar esta data muito mais do que uma efeméride, envolvendo os são-brasenses nas comemorações e na construção de futuros projetos.
Intervenções ao nível da requalificação e valorização do património, concursos artísticos, ciclos de tertúlias e passeios, criação de marcas e marcos turísticos, lançamento de publicações, exposições de rua, manifestações culturais em espaços imprevistos é o que se pode esperar deste ano de Centenário, a culminar no próximo dia 1 de junho de 2015, com uma recriação histórica, e fazer São Brás de Alportel recuar 100 anos atrás, no mesmo dia em que se apresentam novos projetos de futuro,informa nota da autarquia.
“Nas Comemorações do Centenário cada são-brasense tem um papel a desempenhar, culminando na divulgação do nosso concelho, da sua história e do nosso legado. Queremos que todos e todas façam parte desta homenagem ao passado, relembrando os ideais de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, e cujos princípios continuamos a privilegiar na atualidade, em prol da população de São Brás de Alportel”, sublinhou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, durante a apresentação.