O município são-brasense prepara-se para celebrar 100 anos de história, no dia 1 de junho.
As comemorações do Centenário começam pelas 10h00, com a cerimónia protocolar do Hastear da Bandeira, seguindo-se um cortejo com quase um milhar de participantes das instituições e coletividades locais até à Praça da República, espaço recentemente renovado.
A inauguração oficial da Praça da República, precederá a Sessão Solene Comemorativa, marcada pela atribuição de insígnias municipais e na qual estará presente o vice-presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva.
Concidindo com o Dia Mundial da Criança, a data será assinalada com muita animação e atividades especialmente desenvolvidas a pensar nos mais pequenos. Ateliês, pinturas faciais, jogos tradicionais e insufláveis vão garantir uma tarde divertida a todas as crianças que se deslocarem ao Jardim Carrera Viegas, entre as 15h00 e as 19h00.
O programa comemorativo prossegue durante a tarde com a inauguração da exposição "São Braz d’Alportel 1914" na Galeria Municipal, às 17h00, uma mostra documental descritiva dos momentos mais marcantes que antecederam o ano de 1914, oferecendo uma contextualização social e política da época em que se fundou o concelho, permitindo um melhor conhecimento dos factos históricos que foram fundamentais para a construção de São Brás de Alportel tal como é na atualidade.
Uma visita para homenagear o mausoléu de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, é outro momento que a autarquia destaca no programa.
Os festejos terminam com "Miguel Gameiro & Pólo Norte", num concerto que se insere na tour dos 20 anos da banda e que terá lugar na Praça da República, com início às 22h00, ao qual se seguirá um "original e memorável" espetáculo pirotécnico.
“Estas comemorações são de todos e para todos os são-brasenses. O mais importante, para além da homenagem aos feitos do passado, é envolver a população neste programa comemorativo, sempre com o intuito de desenvolver projetos e iniciativas a pensar na construção do futuro do nosso concelho”, garante Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, “queremos que todos participem e se envolvam, porque só assim estas celebrações fazem sentido”.