Sociedade

São Brás de Alportel cria Fundo Social de Emergência para dar resposta a casos "crescentes"

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel entendeu melhorar as respostas a dar às situações mais emergentes de carência social e económica que afetam algumas famílias do município com a criação do Fundo Social de Emergência.

PUB
 
Segundo a autarquia, "são cada vez mais os lares que mensalmente recebem apoios alimentares através da Plataforma Local de Ajuda Alimentar, numa parceria que junta a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia, os núcleos locais da Cáritas e o Exército de Salvação, para além das largas dezenas de famílias que são apoiadas pela Loja Social ao longo do ano, com todo um conjunto de bens de primeira necessidade". 
 
O número de novos processos na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Brás de Alportel é igualmente crescente bem como o surgimento de novas situações de verdadeira emergência social, com crianças de "tenra" idade a precisarem de toda a ajuda possível, acrescenta a edilidade.
 
De modo dar a uma rápida e eficaz resposta a este tipo de necessidades, a autarquia pretende dar continuidade ao trabalho de parceria que tem vido a ser desenvolvido no concelho na área social, através da Rede Social e de outras estruturas informais, criando uma nova resposta com o Fundo Social de Emergência.
 
Este Fundo destina-se a casos de emergência social, nomeadamente para aquisição de bens de primeira necessidade, artigos de bebé, medicamentos e todo um conjunto de outras situações, devidamente justificadas e fundamentadas na intervenção social. 
 
Esta nova resposta social será gerida em parceria pelos Serviços Sociais Municipais, a quem cabe encaminhar os pedidos de utilização, devidamente fundamentados nas intervenções sociais em curso, e por uma instituição particular de solidariedade social local, o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.
 
A proposta de criação desta nova resposta social mereceu a aprovação unânime do executivo municipal na reunião de dia 29 de dezembro e terá por base um apoio financeiro atribuído pela Câmara Municipal, podendo contar no futuro com o apoio de diversas entidades e beneméritos.