A "Praça do Luxemburgo on Tour – Debates e cenas sobre a Europa" passou por São Brás de Alportel, no passado dia 20 de outubro, para falar sobre a urgência de pensar a Europa e o papel que todos têm na decisão do seu futuro.
David Ferreira da Silva, Daniela Cunha, João Diogo Barbosa, João Maria Jonet e Katerina Drakos, de formações e quadrantes políticos e ideológicos diversos, conheceram a realidade de São Brás de Alportel nas ruas, estabelecimentos comerciais, no Ninho de Empresa 4 Olhos, no Mercado Municipal e na Escola Secundária José Belchior Viegas onde tiveram um encontro com quatro turmas do 12º ano e contaram também com a presença da Diretora do Agrupamento de Escolas, Sónia Figueiredo e da vice-presidente da Câmara Municipal, com os pelouros da juventude, cooperação externa e participação cívica, Marlene Guerreiro.
Segundo nota divulgada pela autarquia, o encontro teve como base perceber a forma como os portugueses entendem a Europa e a importância da União Europeia aos mais variados níveis e motivar a população para o ato eleitoral que se aproxima.
Recorde-se que, as eleições europeias terão lugar em 2024, sendo que «a participação dos cidadãos faz diferença no rumo que a Europa e os seus países membros vão tomar nos próximos anos ao mesmo tempo que se decide a forma como a Europa se relaciona com o mundo», completa o município.
A jornada permitiu ainda conhecer algumas obras concretizadas e em curso no concelho com recurso a apoios comunitários, enquanto a fábrica de doçaria regional Ti Marquinhas e a empresa Chaveca & Janeira, deram a conhecer a versatilidade do empreendedorismo da vila.
A "Praça do Luxemburgo" também visitou a exposição "AcordARTE", que dá a conhecer os trabalhos dos jovens que participam no Espaço Inclusão de São Brás de Alportel.
O dia terminou com um debate sobre o futuro da Europa no Largo de São Sebastião onde foram mencionadas as principais preocupações dos jovens, entre outras a crise da habitação e a saúde mental.
A capacidade de intervenção da União Europeia em conflitos internacionais, o terrorismo, o ambiente, as crises migratórias, o desenvolvimento económico e social e o alargamento da União Europeia foram questões que também estiveram em foco neste encontro.
Membro do Comité das Regiões, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, evidenciou que, «O povo europeu é multicultural. Acima de tudo, eu acredito que os valores humanistas que são defendidos na União Europeia são essenciais e que devemos colocar o foco diariamente nestes valores» referiu, dando como exemplos o trabalho realizado para a concretização da paz, da coesão social, da educação e da investigação ao serviço dos cidadãos.
«Todos nós fazemos parte desta família e cada um em qualquer local desta Europa tem o seu papel a desempenhar e o direito a exigir da União Europeia que faça mais pelos seus cidadãos», acrescentou.
O debate terminou com uma intervenção do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, que lembrou os benefícios que a União Europeia trouxe ao Algarve e ao país e sublinhou que «é preciso manter viva a esperança na Europa» e que neste período eleitoral é importante perceber o que a Europa pode fazer pelos cidadãos.