Lançada pela autarquia em 2016, a medida consistia na atribuição de um apoio financeiro de 100,00 euros (mediante um conjunto de vales) às famílias de crianças nascidas ou adotadas e registadas em São Brás de Alportel, a cada ano. Em 2023, e atendendo ao contexto atual que está a criar dificuldades a muitas famílias, o executivo municipal decidiu ampliar o valor do Vale + Natalidade de 100 para 150 euros.
Para o município, a continuidade deste "apoio prende-se com a avaliação positiva da implementação da medida e a boa recetividade da comunidade abrangida, no contexto pós-pandémico e de crise económica na Europa que veio agravar a condição económico social de muitas famílias e ainda pela importância que assume para o comércio local envolvido", explica em comunicado.
Cada família recebe três vales de 50,00 euros que podem ser utilizados no comércio local para a aquisição de bens e/ou serviços relevantes para o desenvolvimento das crianças, nomeadamente: artigos de saúde e higiene, mobiliário, equipamentos, vestuário e calçado.
Podem aceder a esta medida, as famílias com recém-nascidos registados como naturais do concelho de São Brás de Alportel ou que adotem crianças até aos 12 anos. Em 2022, o Vale + Natalidade chegou a mais de meia centena de crianças.
O Plano de Apoio à Família "Vale +" inclui também a atribuição do Vale + Educação que visa o apoio na aquisição de material escolar no início do ano letivo, o Vale + Saúde, que numa primeira fase se dedica ao rastreio de acuidade visual para crianças e ainda o programa de formação "+ família", que abrange uma diversidade de temas e desafios que se colocam à família, nas suas diversas fases.
As normas relativas às condições de acesso ao Vale + Natalidade podem ser consultadas no site do município.