No âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Deficiência, assinalado de 1 a 5 de dezembro, o município de São Brás de Alportel inaugurou hoje, a nova Unidade de Ensino Estruturado relacionada com o Espetro de Autismo, na Escola E B 2, 3 Poeta Bernardo de Passos.
A cerimónia inaugural contou com a presença da Diretora do Agrupamento José Belchior Viegas, Nídia Amaro, o Vereador da Câmara Municipal, Acácio Martins, em representação da autarquia, o Delegado Regional de Educação do Algarve, Alberto Almeida, Cândida Castelo Grande, médica do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, Nélia Capelinha, representante da Associação Portuguesa para as Perturbações de Autismo, bem como alunos, pais e educadores.
A primeira Unidade de Ensino Estruturado foi criada em São Brás de Alportel em 2009, na Escola EB 1 e Jardim de Infância de São Brás de Alportel.
A continuidade deste apoio prestado aos alunos com necessidades especiais surge agora com a implementação de uma segunda Unidade de Ensino Estruturado na Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos, no sentido de acompanhar os jovens que prosseguem os seus estudos.
O autismo caracteriza-se por uma desordem global do desenvolvimento, podendo manifestar-se através da dificuldade de comunicação ou interação e levando a comportamentos que não se enquadram nos padrões habituais.
Após a visita ao espaço e apresentação de um pequeno filme de sensibilização, a Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Nídia Amaro enalteceu a união de vontades, entre Agrupamento (que disponibiliza materiais e instalações), Direção Regional de Educação (faculta os técnicos especializados) e autarquia são-brasense (no apoio financeiro para aquisição de mobiliário e equipamento tecnológico) na conquista desta Unidade de Ensino Estruturado que visa suprir as necessidades especiais de vários jovens.
Alberto Almeida, Delegado Regional de Educação do Algarve sublinhou a dedicação do município são-brasense às causas da educação inclusiva, encontrando a igualdade na aceitação da diferença.
A autarquia são-brasense investiu cerca de 1.500,00€ para dotar o espaço de mobiliário e equipamento adequado à realização de tarefas específicas com os jovens.
Em representação da Câmara Municipal, o Vereador Acácio Martins sublinhou que “a qualidade da educação continua a ser um dos principais pilares de desenvolvimento do município. Esta unidade reflete um esforço conjunto e significa a conquista de mais um passo no sentido da inclusão e da igualdade de oportunidades. É fundamental conseguirmos dar resposta aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente e esta Unidade de Ensino Estruturado visa garantir os apoios educativos e a compensação pedagógica necessários para que estes jovens consigam ter o sucesso escolar pretendido.”