Sociedade

São Brás de Alportel prepara-se para a procissão da Aleluia

A Festa das Tochas Floridas, regressa no próximo Domingo de Páscoa, 9 de abril, a São Brás de Alportel, com os seus tradicionais tapetes de flores com um quilómetro de extensão, que cobrem o chão por onde passa a procissão de Aleluia.

PUB
À tarde, o adro da igreja terá animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai à vila, milhares de visitantes e «reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado na comunidade são-brasense», sublinha o município em nota publicada. 
 
Depois de uma maratona ao longo de toda a semana na apanha das flores e na sua preparação, tarefa que é um desafio lançado a toda a população, na madrugada de domingo, centenas de voluntários lançam-se na tarefa de preparar os tapetes floridos. O programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas. 
 
Pelas 10h00, na Igreja Matriz inicia-se a eucaristia da Ressurreição que precede a procissão de Aleluia, «que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: "Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!"», explica a mesma nota.
 
À tarde, a partir das 15h00, o adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das «mais belas» tochas floridas e as atuações dos grupos: Allcante, São Brás Bailando e Bombocas.
 
Uma festa organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, o Município de São Brás de Alportel e a Paróquia, com o apoio do C.N. Escuteiros 1330, freguesia, associações locais e comunidade.
 
À semelhança do que aconteceu em 2019, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a procissão, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que assistem ao evento. Uma iniciativa integrada no projeto "São Brás Acessível para todos" que se repete em 2022.