Sociedade

São Brás de Alportel prossegue plano de limpeza contra cheias e incêndios

Porque a prevenção constitui a melhor arma no combate aos incêndios, o Município de São Brás de Alportel diz que tem vindo a realizar "um intenso trabalho de limpeza e manutenção de bermas e valetas".

PUB
 
Trabalhos integrados na Estratégia Anual de Prevenção de incêndios rurais, que o município desenvolve em parceria com diversas entidades e que contribuem em simultâneo para a prevenção de cheias, que podem ocorrer com as primeiras chuvas de outono e para proteger as populações.
 
A Câmara Municipal adianta em nota de imprensa que iniciou em maio ações de limpeza e manutenção de bermas e valetas, no interior dos núcleos habitacionais, nos diversos sítios do concelho, com especial enfoque nos sítios do Barrocal. Os trabalhos incidem também no corte e limpeza de árvores, que colocam em causa a normal circulação do trânsito em vias e caminhos municipais, com vista a assegurar a proteção de habitações na época crítica dos incêndios, contribuindo também para uma imagem limpa e atrativa dos sítios rurais do concelho. 
 
Em complemento à ação desenvolvida pela Câmara Municipal, cabe à Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão a limpeza de bermas e valetas no interior dos núcleos habitacionais da zona serrana. Um trabalho realizado no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município e aquela associação, no âmbito do plano local de defesa da floresta. 
 
Este é um trabalho preventivo que a autarquia apela a que seja replicado pelos munícipes nas suas propriedades, nomeadamente com a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados.
 
No âmbito da mesma estratégia de prevenção de incêndios, a Câmara Municipal adjudicou o serviço de limpeza de aproximadamente 80 Kms de bermas de caminhos e de estradas municipais, como reforço a todo o trabalho realizado um pouco por todo o concelho. Esta operação que permite abranger a maioria dos caminhos municipais e secundários do Concelho foi adjudicada à empresa Daniel Rodrigues por 19.714,00€, acrescidos de IVA.
 
Este ano, a autarquia conta também com a nova equipa de Sapadores Florestais Municipais que realizou, desde o seu início de funções, em março, significativos trabalhos de limpeza, manutenção e roça de matos em zonas florestais com redução substancial da carga combustível. A equipa, constituída por cinco elementos, tem participado também em ações de sensibilização junto da população em geral, alertando para as situações de uso do fogo e para os comportamentos de risco no espaço florestal.
 
Durante o período crítico, a equipa de Sapadores Florestais Municipais de São Brás de Alportel tem estado presente no território, principalmente nas zonas florestais do concelho, para efetuar trabalhos de vigilância móvel e fixa em alguns locais mais elevados e sendo elemento de primeira intervenção perante ocorrências e realizando trabalhos de rescaldo e vigilância pós-incêndio. Para o cumprimento das suas missões, a equipa é apoiada por uma carrinha todo-o-terreno, equipada para o efeito.