A Festa das Tochas Floridas, regressa no próximo Domingo de Páscoa, 21 de abril, com os seus tradicionais tapetes de flores com um quilómetro de extensão, que cobrem o chão por onde passa a Procissão de Aleluia.
À tarde, o Adro da Igreja complementa a Festa com animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado na comunidade são-brasense.
Conforme descreve nota do Município "depois de um longa maratona pela noite fora, em que centenas de voluntários se lançam na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos, o programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas para apreciar as ruas. A partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta a Mostra de Artesanato".
Esta é também a hora em que na Igreja Matriz se inicia a eucaristia da Ressureição que precede à Procissão de Aleluia.
Como também é tradição "as varandas estão engalanadas, as colchas ondulam ao vento, pelas ruas sentem-se os aromas da Primavera", realça a autarquia.
À tarde, a partir das 15h00, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos: Fole’Percussion, Grupo Folclórico da Velha Guarda e Claudisabel.
Uma festa organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição e à semelhança do que aconteceu em 2018, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Fisio S. Brás e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento.
Uma iniciativa integrada no projeto “São Brás Acessível para todos” que se repete em 2019.