Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, marcou presença na inauguração da exposição itinerante “Promoção da Biomassa Florestal Residual”, que teve lugar nos claustros do Convento Espírito Santo em Loulé, esta quinta-feira, dia 8 de janeiro.
Na inauguração esteve ainda presente o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o administrador delegado da Algar, Macário Correia, bem como representantes do INUAF – Instituto Dom Afonso III e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A exposição “Promoção da Biomassa Florestal Residual” pretende dar a conhecer os resultados finais do Projeto Proforbiomed, desenvolvido entre diversas entidades nacionais e europeias, entre as quais a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que teve como principal objetivo o estudo dos benefícios da utilização de biomassa residual florestal na região algarvia.
No concelho são-brasense as vantagens da biomassa já se fazem sentir depois de ter sido instalada uma caldeira a biomassa florestal para produção de energia nas Piscinas Municipais Cobertas, um projeto pioneiro na região.
Essa energia é utilizada na climatização do espaço interior, no aquecimento da água das piscinas e da água para banhos e permitiu reduzir a despesa da autarquia com o aquecimento em cerca de 60%.