Foi hoje inaugurada a exposição de rua itinerante sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, junto da Capela de Nossa Senhora de Fátima em Parises, no concelho de São Brás de Alportel.
Organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e o Projeto ESTELA, a exposição estará patente ao público até ao dia 16 de Julho.
A exposição pretende levar o espaço cultural “Museu” para fora de portas, interagindo com as comunidades locais e contribuir para um acesso mais democrático à cultura. Assim, encontra-se localizada na via pública, é visitável 24h, gratuita e bilingue.
Os seus conteúdos apresentam a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, bem como alguns dos achadores e investigadores que em Loulé, Silves e no Museu Nacional de Arqueologia se dedicaram ao tema, revelou a autarquia.
No espaço contíguo à exposição também podem ser vistas obras contemporâneas dos artistas plásticos Menau, Ângela Menezes e da são-brasense Ana Isabel Palma que, a partir da escrita do Sudoeste, criaram pinturas murais e um projeto escultórico.
A exposição conta ainda com o apoio do Museu Nacional de Arqueologia (Direção-Geral do Património Cultural), do Museu Municipal de Faro e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Teve também a colaboração da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir e da Direção-Geral do Património Cultural.
A inauguração teve lugar durante a Festa dos Tabuleiros Floridos – Nossa Senhora de Fátima que decorreu em Parises durante o fim de semana.
Algarve Primeiro