Sociedade

S.Brás de Alportel: Segredos da 23.ª Feira da Serra foram revelados à beira de um moinho

Foi num cenário tipicamente serrano, junto ao Moinho do Bengado, ao sabor de pão e tibornas, que decorreu a apresentação pública da 23.ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, na passada quinta-feira, dia 17.

PUB
 
O Pão é o convidado especial numa edição que se apresenta recheada de surpresas. 
 
A apresentação contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e presidente da Comissão Organizadora da Feira da Serra, Vítor Guerreiro, da vice-presidente, Marlene Guerreiro, do vereador Acácio Martins, da investigadora Maria Manuel Valagão, da diretora executiva da ACRAL, Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, Ana Fernandes, e do empresário são-brasense Octávio Lourenço.
 
Em pleno coração do Algarve, inspirada nas tradições locais e na identidade cultural do concelho, a Feira da Serra regressa a São Brás de Alportel nos dias 25, 26 e 27 de julho para três dias repletos de artesanato, gastronomia, animação e novidades. O Sítio do Pão será um dos novos espaços do certame.
 
Durante a apresentação, a professora e investigadora Maria Manuel Valagão revelou alguns segredos do sentir sagrado que é atribuído ao pão e da sua importância na história da humanidade. A sua riqueza está na simplicidade da sua composição, na diversidade de tipos de pão que existe e na garantia de qualidade. No Sítio do Pão os visitantes poderão conhecer o ciclo do pão, participar em workshops de sementes e provar as iguarias das sessões de Show Cooking, elaboradas a partir do pão.   
 
De portas abertas à inovação, a Feira da Serra será a rampa de lançamento e divulgação para algumas empresas e agentes turísticos locais que escolheram o certame para se dar a conhecer, como explicou a vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro. 
 
Dias de Aromas, um projeto de um jovem casal são-brasense que promete transportar os cheiros e sabores 100% biológicos da serra além fronteiras, a nova operadora “Avalanche – Rent a Bike”, as propostas em torno da cortiça e o projeto Made IN Loco, a nova aposta da Associação In Loco que vai ter uma casa própria para apresentar  os produtos e os produtores locais, estão entre as novas apostas do setor empreendedor que vão passar pela Feira da Serra, bem como a recente criação do são-brasense Octávio Lourenço. 
 
O produtor de pranchas de surf desenvolveu, com a colaboração de alguns alunos de um curso profissional da Escola Secundária José Belchior Viegas, uma original prancha de surf substituindo o material habitualmente utilizado como matéria-prima, poliuretano, por cortiça e agave (ou pau de pita), dois materiais típicos do concelho e mais amigos do ambiente.
 
Em ano de celebração do Centenário do concelho, a Feira da Serra vai acolher um espaço dedicado a esta efeméride, “São Brás de Alportel 1914-2014”, com o intuito de proporcionar uma viagem documental pela história do município e recordar a época em que se desencadearam os acontecimentos que motivam estas celebrações, cem anos depois.
 
Seguem-se as sugestões gastronómicas no Encontro de Sabores onde será difícil escolher entre o Ensopado de borrego com hortelã, a Açorda de galinha, o Pão recheado ou a Carne no Alguidar, e poderá adoçar o paladar com o Bolo da massa do pão ou o Pudim de pão, propostas inspiradas no convidado especial desta edição, sem esquecer as diárias demonstrações gastronómicas que terão lugar no Sítio do Pão.
 
A animação será garantida e constante ao longo dos três dias do evento e em diferentes pontos do recinto. O Grupo de Acordeonistas de São Brás e a banda algarvia Iris sobem ao palco principal no primeiro dia, sexta-feira, e no sábado terá lugar o desfile São Brás Fashion, numa noite dedicada ao glamour e à beleza são-brasense. 
 
O São Brás Fashion é organizado em parceria com a ACRAL e assinala este ano a 4.ª edição, numa iniciativa que procura promover o comércio local de uma forma diferente da tradicional, e este ano envolve mais de duas dezenas de lojas, salões de cabeleireiros e esteticistas de São Brás de Alportel. 
  
Da televisão para o palco da Feira da Serra, José Freitas sobe ao palco para fazer ouvir a sua voz depois da revelação no programa Fator X. 
 
No domingo, último dia do certame, as canções e os cantares típicos da região serão representados na atuação do grupo Cante Andarilho, ao qual se segue a presença de José Cid, a fechar o palco principal.  
 
Enquanto prova viva das tradições são-brasenses, a Feira da Serra “procura dar a conhecer ao mundo São Brás de Alportel, o concelho e a sua história, e promover o desenvolvimento da economia local”, afirmou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. 
 
A Feira da Serra decorre de 25 a 27 de julho no recinto da Escola EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos.