O CDS-PP de São Brás de Alportel fez saber em nota de imprensa, da existência de partículas de Amianto na Escola Poeta Bernardo de Passos, o mesmo local onde se prevê realizar a Feira da Serra nos próximos dias.
O partido diz ter remetido esta informação à Delegada Regional de Saúde do Algarve, para que sejam acionadas "as medidas de informação e prevenção para a salvaguarda da Saúde Pública".
O CDS diz que "os materiais contendo amianto estão degradados e localizados na cobertura da escola, expostos dessa forma a correntes de ar, que o dispersam na massa de ar circundante aos edifícios, ou seja, exatamente o local onde a contaminação pode ocorrer pelas vias aéreas".
Entretanto o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, diz tratar-se de um caso «vergonhoso», levantado pelo CDS, «numa altura em que estamos a poucos dias do maior evento do concelho e depois do que já investimos para chamar pessoas à Feira da Serra, é vergonhosa este tipo de política que se faz, para estragar a imagem da Feira».
Vítor Guerreiro em declarações ao Algarve Primeiro, adiantou que aquando da campanha eleitoral foi levantada a mesma questão por parte da oposição, «mas na altura, tivemos o cuidado de descansar os pais dos alunos, que depois de análises efetuadas no Instituto Ricardo Jorge, confirmou-se não haver risco».
O autarca explica que «por baixo das placas de fibrocimento existem placas de betão, pelo que não estão degradadas, nem há partículas de amianto», assegurou.
O edil frisou também que «se houvesse risco de amianto, não estava preocupado com o período da Feira da Serra, mas sim com todas as crianças que utilizam a Escola durante todo o ano letivo».